quinta-feira, 03/05/2018
Ensino Fundamental

Junte a criançada e aproveite o fim de semana em família sem sair de casa

Com brincadeiras educativas, todos os moradores da casa e amigos convidados podem se divertir

No final de semana não há nada mais divertido que estimular brincadeiras com as crianças, e se a mamãe e o papai estiverem à frente das atividades melhor ainda. Dessa forma, pais e filhos desenvolvem melhor o laço afetivo e têm a oportunidade de fortalecer os vínculos. Pensando nisso, a Educação separou algumas dicas para aproveitar o final de semana, confira:

1) Acampe dentro de casa: com lençol, lanternas, livros e comidinhas dá para fazer um acampamento divertido com a família em qualquer cômodo da casa.

2) Faça uma árvore genealógica: para conhecer suas origens e reviver a história da família, faça uma árvore genealógica. O divertido será fazer com fotos, nomes, desenhos e, também, com familiares mais velhos ajudando.

3) Feira do livro: aproveite a vizinhança, os colegas ou os próprios parentes para fazer troca de livros. Marque uma data e cada um leva um ou mais livros ou, até mesmo, gibis.

4) Tarde de jogos: reúna a família e os amigos para fazer uma tarde de jogos. Brincadeiras como mímica e quebra-cabeça são divertidas e rendem muitas risadas.

5) Faça programação para museus e parques: agende pelo menos um final de semana por mês para fazer uma dica cultural em conjunto com a família. Faça mapas do local com histórias e curiosidades.

6) Histórias em quadrinhos: incentive a criança a criar sua própria história em quadrinhos e desenvolver personagens.

7) Escrever um livro: incentive seus filhos na escrita do próprio livro. Pode ser com suas experiências de vida ou histórias imaginárias. O interessante é que tenha ilustrações, assim é possível desenvolver também a prática do desenho.

8) Peças teatrais: montar uma releitura de uma peça que a família assistiu junto seria muito divertido e educativo. Ou até mesmo montar uma peça teatral a partir de um livro ou de um filme. Todos podem participar sorteando os personagens. Tudo tem que ser caprichado, com figurino, cenário e música.