• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/03/2004
Últimas Notícias

Lançada campanha de combate à dengue nas escolas estaduais

Governo pretende fazer com que filhos conscientizem pais sobre perigos da doença, cujo número de casos diminuiu em 94% em 2004 Com o título “Chute a Dengue Prá Longe Daqui”, […]

Governo pretende fazer com que filhos conscientizem pais sobre perigos da doença, cujo número de casos diminuiu em 94% em 2004

Com o título “Chute a Dengue Prá Longe Daqui”, a campanha de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, lançada pelo Governo do Estado, nesta segunda (23), na escola estadual Ascendino Reis, zona leste da capital, pretende repetir o sucesso alcançado no ano passado e acabar com o número de casos da doença. No primeiro bimestre deste ano, a dengue teve um retrocesso de 94% em número de casos. Foram 305 casos confirmados contra 5.091 no mesmo período de 2003.

O resultado é fruto da parceria entre as Secretarias estaduais da Educação e Saúde que realiza, desde o ano passado, a campanha de prevenção conscientizando a população sobre os perigos da doença que, tradicionalmente, se acentuam nos meses de abril e maio. A campanha começa efetivamente no dia 27 de março nas escolas estaduais com as atividades propostas pelo programa “Escola da Família”.

O mascote deste ano é o “Dengue Boy” que será a referência no material pedagógico que conta com 10 mil máscaras do personagem, 30 mil folhetos com os dez mandamentos contra a dengue, 10 mil bolas temáticas e 10 mil adesivos. “O índice de casos da doença caiu em 2003, porque foram 340 mil professores e seis milhões de alunos nos ajudando”, salientou o governador Geraldo Alckmin.

O comentário feito pelo governador reforça o objetivo da campanha de utilizar os alunos da rede pública estadual como multiplicadores, conscientizando a comunidade. O secretário de Estado da Educação Gabriel Chalita tem a mesma opinião. “É importante que a escola seja o espaço de transformação de atitude que forma o cidadão. A criança cobra dos pais e os professores devem abordar o assunto de forma mais lúdica”, acrescentou.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, acredita no resultado do trabalho conjunto com a Educação. “Dados apontam que 90% dos mosquitos são criados no ambiente doméstico. Por isso, todo o trabalho de parceria com a Secretaria da Educação, professores e estudantes tem dado resultado. Devemos combater o mosquito o ano todo”, concluiu.

O evento de lançamento da campanha, também contou com a presença do secretário de Estado da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento Mauro Arce e o presidente da Sabesp Dalmo Nogueira. Vale lembrar que as escolas que ainda não receberam o material deverão adquiri-lo por meio do site da Superintendência de Controle de Endemias: www.sucen.sp.gov.br.

Luciane Salles