• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/02/2015
Releases

Mais de 4 mil alunos da rede estadual voltam às aulas com a saúde dos olhos em dia

Estudantes foram beneficiados por entrega gratuita de óculos. Programa Visão do Futuro do governo detecta  problema ocular em um em cada 5 examinados          Olhar para a lousa e participar […]

Estudantes foram beneficiados por entrega gratuita de óculos. Programa Visão do Futuro do governo detecta  problema ocular em um em cada 5 examinados

         Olhar para a lousa e participar das aulas está sendo diferente para 4.113 alunos da rede estadual de São Paulo na capital. Isso porque eles iniciaram as aulas em 2 de fevereiro com a saúde ocular em dia. O grupo faz parte das crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de São Paulo que foram beneficiadas pela última edição do mutirão de consultas do Programa Visão do Futuro, organizado pela Educação em parceria com a Secretaria da Saúde.

        O Visão do Futuro estabelece que antes de serem encaminhados para os mutirões, os alunos passem por uma triagem dentro de sala de aula feita por seus professores, capacitados para realizar o teste de acuidade visual nas crianças. Quando estão no 2º alunos passam por reavaliação e, mesmo aqueles que não precisaram de óculos no 1º ano e são diagnosticados no 2º, são beneficiados. Aqueles que apresentam aumento de grau também têm seus óculos trocados.

No ano passado, 18 mil foram encaminhados para as consultas médicas. Deste total, em 4,1 mil foi diagnosticada a necessidade de usar óculos, em média um em cada cinco consultados.

 “O Programa Visão do Futuro comprova que as escolas  são espaços empenhados em promover a qualidade de vida dos alunos. Os professores são sensibilizados a prestarem atenção em problemas que comprometem o aprendizado e envolvem os pais dos alunos na busca de soluções”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para este ano, novos mutirões de consultas já estão sendo organizados pelas equipes da Educação e da Saúde para ampliar o número de estudantes beneficiados.