terça-feira, 13/04/2021
Notícia

Mais de 560 profissionais da educação de Mairiporã recebem vacina da Covid-19 nesta terça-feira

Secretário da Educação, Rossieli Soares, participou da primeira etapa da imunização dos profissionais da cidade pela manhã

O secretário da Educação, Rossieli Soares, acompanhou na manhã desta terça-feira (13) a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação na cidade de Mairiporã. Serão imunizados nesta primeira etapa 565 trabalhadores que atuam nas três redes de ensino: estadual, municipal e particular.

A campanha foi iniciada no sábado (10) e vai imunizar nesta etapa inicial secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade. Serão 350 mil doses.

“Estamos em um processo de vacinação de 350 mil profissionais em todo o estado. Cada município vai organizando de sua maneira, aqui em Mairiporã eles organizaram um mutirão onde todos os profissionais que têm direito estão sendo vacinados sem aglomeração. Concluiremos a primeira etapa ainda esta semana”, afirma o secretário Rossieli Soares.

Marcia Bernardes, secretária da educação de Mairiporã e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime SP), também acompanhou a aplicação das doses. Embora não tenha recebido a vacina, pois tem menos de 47 anos, e não está no grupo prioritário, Marcia disse que “se sentiu um pouco vacinada ao ver a emoção de cada profissional imunizado.”

“Hoje é um dia histórico, de muita alegria. Sabemos o quanto a pandemia tem impactado a educação, e a importância do retorno das aulas. Saber que os professores estão tendo essa oportunidade de serem vacinados para garantir um retorno mais seguro, isso não tem preço. O Estado de SP sai na frente mais uma vez, mostrando que a educação é prioridade”, diz Marcia.

Quem recebeu a dose da vacina não escondeu a emoção, como Irene Dias de Lira Mendonça, de 57 anos, gerente de organização escolar da Escola Estadual Dr. José Roberto Melchior, de Mairiporã.

“Hoje é um dia de festa. Esse momento foi muito esperado para todos nós, vamos aguardar a segunda dose com mais tranquilidade. Aguardar também para que nossos colegas que ainda não foram contemplados, possam ter essa oportunidade em breve. Nós sentimos a distância dos alunos e queremos a volta das aulas. Queremos voltar o mais próximo possível daquela convivência com os alunos no ambiente escolar. Estou bastante feliz”, diz Irene.

Retomada das aulas

O Governo de SP autorizou a retomada das aulas presenciais, de forma gradual e facultativa, a partir de segunda-feira (12). As unidades poderão atender o limite máximo de 35% dos alunos por dia, além de obedecer a todos os demais protocolos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.

Na rede estadual, o retorno ocorre nesta quarta-feira (14), mas entre segunda e terça-feira (12 e 13), as escolas irão fazer a comunicação com as famílias. Segue válida a recomendação para que as escolas da rede estadual priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais.

O Governo de SP definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola; os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem.