terça-feira, 18/05/2004

Meio ambiente e cidadania fazem parte da grade curricular da EE professor João Borges

O objetivo é mudar o hábito de cada aluno para melhorar o meio ambiente e as relações com as pessoas Projetos ligados ao meio ambiente e à cidadania desenvolvidos dentro […]

Projetos ligados ao meio ambiente e à cidadania desenvolvidos dentro e fora da sala de aula. É assim que a EE Professor João Borges, localizada na Zona Leste da Capital, trabalha com seus 1,8 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é mudar o hábito de cada aluno para melhorar o meio ambiente e as relações com as pessoas.

Este ano, os temas água, lixo, poluição, enchentes, degradação ambiental, evolução industrial, preservação das pontes, ruas, praças, escolas e salas de aula, estão sendo tratados em todas as disciplinas. Provas, trabalhos, redações, exercícios e gráficos são aplicados com o intuito de esclarecer, conscientizar e mudar o hábito de cada aluno, dentro e fora do universo escolar.

Nos trabalhos eventuais, o tema “Água” é abordado por todas as disciplinas. No primeiro semestre, os alunos lidam, por exemplo, com questões relativas às taxas de cobrança – o que é incluso no valor de uma conta, porque não devemos desperdiçar, etc. O projeto também utiliza material de apoio, como fitas de vídeo, cartazes e maquetes.

As atividades são baseadas no seguinte tripé: trabalhar a mudança de hábito dos alunos, modificar suas atitudes, e estabelecer uma relação diferenciada com os 450 anos da cidade, tudo por meio de ações interdisciplinares e extraclasses. “Nossos alunos já estão conscientes. O que falta, realmente, é ajudá-los a perceber e mudar seus hábitos e atitudes no dia-a-dia. Sabemos que não é fácil mudar de atitude de um dia para o outro, é um processo gradual que transforma as pessoas aos poucos. É por isso que nossa escola desenvolve uma série de ações simultâneas”, comentou a vice-diretora da escola, Claudete de Paula.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos em salas de aula e extraclasses envolvem conceitos éticos, sobre valores e família. Na disciplina de Português, os estudantes aprendem se divertindo por meio de poemas, músicas, artigos de jornais, charges, quadrinhos, paródias, crônicas, visitas e excursões. “Eles resgatam o conceito de família e aprendem atitudes íntegras”, acrescentou Claudete.

Nas aulas de Inglês, os professores tratam das influências da cultura estrangeira na vida de cada um e na cidade onde vivem. A didática é aplicada por meio de pesquisas e textos sobre marcas de produtos e roupas importadas, a relação com o meio ambiente e as influências culturais e de consumo que influenciam os brasileiros.

Orientar o aluno a verificar e cuidar do meio em que vive, como a escola, a sala de aula, o metrô, o ônibus e a praça, é função da disciplina de Geografia. Os alunos também têm a oportunidade de observar e questionar atitudes e comportamentos das pessoas que circulam e utilizam os espaços públicos, discutindo as influências que interferem nesses meios. Paralelamente, eles limpam e organizam as suas salas de aula, acompanham e registram as ocorrências de negligências dos colegas. O objetivo é ajudá-los a observar a relação deles como o patrimônio público.

“Em se tratando do universo como um todo, as interferências e resultados são grandiosos. Nós, como seres humanos, temos o dever de criarmos mecanismos para modificar e conscientizar essa nova realidade” finalizou Claudete.

Paola Martins