• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/10/2019
Boas Práticas

Mês do Saci: confira programação especial nas Fábricas da Cultura

A proposta é fazer o público se voltar para as comemorações brasileiras dessa data

Você sabia que dia 31 de outubro, além de ser o Halloween, é também o Dia do Saci? Em 2003, foi elaborado um projeto de lei para homenagear este nosso querido personagem, mas a data 31 de outubro só foi definida em 2013. Apesar de recente, essa lei é muito importante para retomar e valorizar o nosso folclore, tão rico em cultura e diversidade.

Foi pensando nisso que as Fábricas de Cultura prepararam uma programação bem brasileira para o mês.No dia 11, a atividade Desmistificando o Saci e o folclore brasileiro propõe um debate acerca da cultura popular brasileira e o resgate de personalidades do nosso folclore. A ideia é contribuir para a afirmação da identidade do nosso povo. Vai ser sexta-feira, às 14h30, na Fábrica de Cultura Brasilândia.

Na data comemorativa,31 de outubro, o assunto serão os seres folclóricos da cultura popular brasileira, com foco no Sacy e em suas histórias, na Sacyzada. O Sacy é um ser que se populariza a partir das tradições indígenas e afro-brasileiras e que tem como máxima a liberdade de todos os seres. Existem diversas espécies de Sacys e Sacyas, e eles estão também na cidade. Vamos aprender a observar seus redemoinhos e ouvir seus assobios na Fábrica de Cultura Capão Redondo, das 10h às 12h na quinta-feira.

Para fechar o mês, a Fábrica de Cultura Diadema traz um convidado muito especial no Dia do Saci com a Intervenção e Vivência – Saci Urbano! O Saci Urbano fará uma aparição com intervenção artística que chamará a atenção para o consumo do “raloin” no dia 31 de outubro. O público será convidado a pintar “sacizinhos urbanos” com a mediação do artista criador do projeto, Thiago Vaz, refletindo sobre como seriam os sacis na cidade e nos dias atuais. Fique ligado: vai ser quinta-feira, das 10h às 17h.

Toda a programação é gratuita!