• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/09/2018
Ensino Fundamental

Museu da Imigração exibirá mostra sobre crianças refugiadas

Exposição contará com imagens da fotógrafa Karine Garcêz a partir de sua experiência em países do Oriente Médio

Feriados são ótimos dias para descansar e curtir um tempo ao lado da família. Na capital paulista, os museus da Secretaria de Estado da Cultura estão sempre propondo novidades para aproximar os paulistas cada vez mais da arte e da cultura.

No feriado 12 de outubro,  o Museu da Imigração inaugurará a exposição temporária “Infância Refugiada”, em prol do Dia das Crianças. A mostra é composta por registros fotográficos de Karine Garcêz e retrata a realidade de crianças e adolescentes palestinos refugiados em países do Oriente Médio.

A iniciativa faz parte da programação do MI para essa data comemorativa, que visa proporcionar uma reflexão e discussão sobre o estado de refúgio de crianças e suas famílias em todo o mundo. Além disso, compreende a força da imagem enquanto fonte de estímulo e memória histórica.

“Fotografar é escrever com a luz. Que esse olhar sobre as crianças, expressões de amor, lance luz sobre a questão dos refugiados e a leve aonde merece ser discutida: no peito de cada um de nós”, afirma Garcêz.

Quem tiver interesse em visitar encontrará 28 imagens realizadas pela profissional, entre 2014 e 2015, em Beirute (Líbano), Gaziantep (Turquia) e Yarmouk (Síria). Quatro dessas fotografias foram adaptadas para que as pessoas com deficiência visual possam tateá-las, tornando a experiência ainda mais completa.

Para a diretora executiva do Museu, Alessandra Almeida, inaugurar uma exposição como esta no Dia das Crianças é uma oportunidade para aproximar o público da realidade que vive o povo dessa região.

“O refúgio é uma crise humanitária em crescimento e a sociedade precisa entender os motivos desses deslocamentos e se solidarizar com a situação”, completa Almeida.

A abertura será às 11h, no espaço “Hospedaria em Movimento”, com entrada gratuita. A mostra ficará em cartaz até o dia 16 de dezembro.

Serviço

Local: Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo