terça-feira, 04/12/2018

Na capital, Educação promove 4º Encontro de Dirigentes de Ensino

Além de trazer um balanço das ações de 2018, evento teve como finalidade estruturar um planejamento para 2019

Nesta terça-feira (4), a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP) sediou o 4º Encontro de Dirigentes de Ensino, na capital paulista. O evento reuniu o secretário da Educação, os coordenadores da pasta e os 91 dirigentes regionais para soltar um último balanço das ações realizadas em 2018.

A ocasião também foi a oportunidade para discutir o início das atividades do próximo ano, como planejamento, acolhimento dos alunos e atribuição de aulas.

“Todas as nossas ações tiveram resultados muito positivos. Pela primeira vez, conseguimos alcançar a marca de 95% de participação dos alunos no Saresp”, disse o titular da pasta, João Cury. Para ele, esse envolvimento com a rede é decisivo para melhorar o processo de aprendizado dos estudantes.

Com a presença dessas autoridades, os dirigentes puderam receber orientações gerais, pedagógicas e de infraestruturas. “É muito importante que eles tiram suas dúvidas para nós termos um bom início de ano”, explica Valeska Toledo, subsecretária de Articulação Regional.

Projeto de destaque

Entre todas as conquistas da rede, as equipes da Secretaria da Educação ressaltaram o lançamento do projeto Orçamento Participativo Jovem. A iniciativa, que concedeu R$5 mil nas mãos dos Grêmios Estudantis, teve grande adesão na rede.

“Essa ação foi fantástica para mostrar como os nossos alunos cresceram como cidadãos e como pessoas. Isso mostra que uma educação de qualidade tem que ser feita em parceria com os nossos jovens”, afirma Sônia Brancaglion, membro da equipe responsável pelos Grêmios da pasta.

Esse trabalho feito em conjunto com a rede trouxe resultados bastantes positivos. Segundo Raphaella Burti, também da equipe responsável pelos Grêmios, foram investidos R$25,5 milhões em mais de 5,1 mil planos de ação em todo território paulista.

“Isso quer dizer que tivemos 99,9% de adesão. Visitamos 10 polos por todo Estado para conhecer os projetos de perto e percebemos que os alunos estão muito mais empoderados”, completa.

Como forma de concluir as ações de protagonismo jovem deste ano, a pasta também lançou o “Boletim do Grêmio Estudantil” com o intuito de criar um canal de comunicação direto com os gremistas.

O material será enviado mensalmente para os e-mails dos alunos e permitirá que eles participem da criação do conteúdo, divulgando dicas, projetos e temas que possam ser de interesse de todos os alunos da rede.