A sexta-feira da Escola Estadual Professor Luís Magalhães de Araújo, na capital, foi preenchida com o assunto do momento entre os estudantes do Ensino Médio: o ENEM. Mas nada de provas, resumos ou aulas. A escola promoveu um “almoço relaxante”, tranquilizando os estudantes e tirando eles da puxada rotina de estudos.
A ideia partiu do diretor da unidade, que quis agraciar aqueles que se dedicarem desde sempre ao exame. “Estamos desde o começo do ano incentivando nossos alunos a se inscreverem para o Enem. O almoço além de um momento para relaxar, também é uma forma de recompensar o aluno pelo seu esforço durante o ano” explica Israel Ferreira da Silva, diretor da unidade.
O almoço foi preparado com alimentos adquiridos em parceria com a comunidade. Depois da comilança, foram desenvolvidas atividades de Yoga e roda de conversa com os estudantes para promover um ambiente tranquilo antes do primeiro dia de prova. Após a confraternização os estudantes ainda receberam kits com materiais necessários para utilizar no dia da prova, como caneta, lápis e borracha e também lanches permitidos na sala de prova.
Os alunos ainda foram surpreendidos com mensagens de apoio e encorajamento recebidas de professores e do dirigente regional de ensino da região Sul 2, Ubirajara Medeiros. “Esse momento será de muita garra, dedicação e compromisso, pois de vocês dependeremos para dias melhores, cada um na sua profissão, seja qual for. É hora de respirar fundo e se concentrar para fazer uma boa prova.” relatou Ubijara aos estudantes.
Sobre o ENEM
O ENEM acontece nos próximos dois domingos, dia 03 e 10 de novembro. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h.
No domingo, dia 03, a prova terá 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação. A prova começa a partir das 13h30 e vai até às 19h, sendo que a partir das 15h30 os alunos podem sair do local, mas sem o caderno de questões, e a partir das 18h30 a saída com o caderno de questões é liberada.
No dia 10 de novembro também serão 90 questões, divididas em 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática. A prova começa a partir das 13h30 e vai até às 18h30, sendo que a partir das 15h30 os alunos podem sair do local, mas sem o caderno de questões, e a partir das 18h a saída com o caderno de questões é liberada.
O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, e os resultados individuais podem ser consultados no sistema SiSU a partir de janeiro de 2020.