• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/05/2019
Boas Práticas

No Dia da Matemática, professora de São Carlos cria gincana para deixar disciplina mais atrativa

Docente inventou forma de estimular interação entre alunos usando matemática

Dia 06 de maio é o Dia Nacional da Matemática. Uma das disciplinas mais importantes da grade escolar e também no cotidiano do estudante, a matéria é trabalhada de diversas formas na rede estadual de São Paulo. Em uma escola de São Carlos, a criatividade é tanta que a matemática reuniu disciplinas e a escola inteira.

Rose Santos, professora da E. E. Professor Sebastião de Oliveira Rocha, queria tornar a disciplina mais atrativa para alunos do 9º ano da unidade, participante da PEI – Programa de Ensino Integral. Ao invés de aulas tradicionais, ela criou uma matéria eletiva chamada “Do ar ao ∞ e além”.

O projeto funciona como uma espécie de gincana, primeiro de forma individual e depois em grupo. Um triângulo com pontas verde e vermelha é utilizado na hora da resolução das equações. Quem acertar, passa o triângulo para o lado verde e segue adiante. Quem tiver dúvidas, gira o instrumento para o lado vermelho.

“A ideia era estimular a interação entre os alunos e deu muito certo. O objetivo foi alcançado, pois todos se divertiram muito fazendo a atividade. Além disso, a maioria deles conseguiu realizar os exercícios propostos e quem teve dificuldade recebeu auxílio”, conta a professora, que fez o projeto junto com a disciplina de Língua Portuguesa.

Rose, que também é professora coordenadora de área (PCA), é muito querida pelos estudantes e está sempre acompanhando o desenvolvimento dos jovens em diferentes níveis, seja com aqueles que possuem altas habilidades e participam de competições, como a OBMEP, seja junto aos que têm mais dificuldades com o universo dos números e precisam de reforço.

Dia Nacional da Matemática é homenagem a educador

O Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Ao longo de seus 79 anos, ele publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática.

Nas obras, Malba contriubiu de forma significativa para transformar o ensino de matemática no país ao repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente que apresentava enigmas e fantasias, o que se tornava uma aventura divertida e empolgante para alunos de todas as idades.

Seu livro mais famoso é o “O homem que calculava”, que se tornou um best-seller para todas as gerações e até filme. “Jamais pude conformar-me com as dificuldades que criam em torno da Matemática. Insubordinei-me, sempre, com a orientação da maioria dos matemáticos, que teimam em colocá-la no terreno da pura abstração”, explicou o escritor em entrevista antiga. Malba faleceu em 1974, mas seu legado permanece atual.