terça-feira, 29/10/2013
Pais e Alunos

No Dia do Livro, Educação faz balanço das publicações distribuídas aos alunos

Secretaria entrega 10,6 milhões de títulos para estudantes montarem suas bibliotecas

No Dia Nacional do Livro, comemorado nesta terça-feira (29), a Secretaria da Educação fez um balanço das publicações distribuídas pelas escolas da rede estadual. O programa de incentivo à leitura, voltado para alunos de escolas estaduais, vai fechar o ano letivo com um total de 2,6 milhões de livros distribuídos aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio da capital.

Em 2013, foram entregues por hora aos alunos da rede estadual da capital uma média de 292 títulos de gêneros diferentes. O intuito é que os jovens levem estas obras para casa e montem suas próprias bibliotecas particulares. Com isso, o hábito de ler pode ser estendido às famílias e às comunidades escolares.  

Por meio do projeto Apoio ao Saber, a Educação entrega anualmente um Kit composto por três livros para cada um dos cerca de 3,5 milhões de alunos que cursam os anos contemplados pela iniciativa. Em todo o Estado, são 10,6 milhões de livros distribuídos.

Exposição

Em comemoração ao Dia do Livro, a Educação também organizou uma mostra educacional na estação Tatuapé da CPTM, zona leste da capital paulista, que reproduz as salas de leitura existentes nas unidades escolares e os programas estaduais desenvolvidos nas 5 mil escolas. São 600 livros no estande, disponíveis para quem passar no local e quiser fazer uma pausa para leitura. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para estimular ainda mais os passageiros do trem e do metrô, a Educação organizou uma programação com uma série de atividades que serão feitas por duas semanas na mostra. Serão realizadas homenagens a Vinicius de Moraes, entre outros escritores, e saraus com participação de estudantes da rede de ensino. Durante os 15 dias, um microfone ficará aberto a quem queira recitar poesias ou participar da contação de histórias no local.

“O incentivo à leitura é um dos pilares do ensino e muitos programas são realizados para apresentar a importância deste universo aos nossos alunos e servidores. Além dos kits entregues aos estudantes, a Secretaria vai distribuir, até o final do ano, 419 mil livros aos professores e mais de 570 mil títulos às salas de leitura, o que totaliza a entrega de 11,6 milhões de exemplares deste importante aliado da aprendizagem na rede estadual paulista”, afirma o secretário da educação, professor Herman Voorwald.

Todas as escolas contam com acervos de livros, 2.831 unidades possuem sala de leitura e os espaços orientam os alunos e servidores sobre os títulos, que podem ser levados para casa e devolvidos posteriormente.