quinta-feira, 28/03/2013
Releases

Nota oficial: Educação comenta ato de vandalismo registrado em escola de Franco da Rocha

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo considera inadmissível o ato de vandalismo registrado na noite da última segunda-feira (25/03) na Escola Estadual Professor Zilton Bicudo, em Franco […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo considera inadmissível o ato de vandalismo registrado na noite da última segunda-feira (25/03) na Escola Estadual Professor Zilton Bicudo, em Franco da Rocha, e enfatiza que a participação dos pais é imprescindível para conscientizar os alunos sobre as boas práticas de cidadania a fim de evitar lamentáveis episódios como esse.

A professora atingida acidentalmente por uma lixeira foi acompanhada por representantes da unidade até um pronto-socorro e em seguida a uma delegacia para registrar boletim de ocorrência e realizar exame de corpo de delito. A Diretoria Regional de Ensino de Caieiras fará uma apuração preliminar para identificar os alunos que participaram da ação e esclarecer outras questões. Um estudante já identificado como responsável por desligar a energia do prédio foi suspenso e o Conselho de Escola se reunirá para definir quais outras medidas disciplinares serão adotadas em relação a esse adolescente.

O caso é acompanhado pelos dois professores-mediadores que atuam na unidade. Entre as atribuições desses profissionais, que integram o Sistema de Proteção Escolar, está a adoção de práticas restaurativas e de mediação. Hoje o programa dispõe de cerca de 2.600 professores-mediadores em mais de 2.200 escolas estaduais.

Além disso, a direção da escola se reunirá com os pais dos estudantes, professores e funcionários para relatar o ocorrido. Aos responsáveis pelos alunos será ressaltada a importância da parceria entre escola e família para evitar episódios semelhantes.

Quanto aos supostos furtos e tráfico de drogas, cabe informar que não há registros de ocorrências recentes e que não houve denúncias à equipe gestora. De qualquer maneira, a instituição conta com o apoio regular da Polícia Militar, por meio da Ronda Escolar, que além do monitoramento nos horários de entrada e saída de aulas, é acionada sempre que necessário.

Por fim, cabe informar que a unidade providenciará a instalação de grades em todos os quadros de energia do prédio para evitar outras ocorrências.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo