• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 03/02/2014
Ensino Integral

Diretorias de Ensino têm até 30 de março para indicar escolas ao modelo de Tempo Integral

Inscrição foi prorrogada e deve ser feita pela diretoria de ensino, por meio do GDAE

As 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo têm até 30 de março para indicar as unidades escolares que desejam participar do Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, em 2015. A inscrição, que teve o prazo prorrogado, deve ser feita pela diretoria, por meio do GDAE.

Todas as escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com as respectivas Diretorias de Ensino que indicarão o nome da unidade para análise. Após parecer favorável, a segunda fase do processo é a adesão do Conselho de Escola. Somente após o cumprimento dessas fases a escola passa a integrar o programa.

– Clique aqui para conhecer as diretrizes do programa

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E se você ainda tem alguma dúvida sobre o modelo é hora de esclarecê-la. Confira uma série de três vídeos com explicações sobre o processo seletivo, mudanças no salário e na situação funcional do funcionário que aderir.

Ao final de cada vídeo, duas abas com novos temas sobre o assunto aparecerão. Dê continuidade a navegação clicando na aba desejada e aproveite para tirar todas suas dúvidas!

E não deixe de assistir também aos vídeos com explicações gerais sobre o novo modelo.

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. 

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso o docente recebe uma gratificação.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação