quinta-feira, 01/08/2013
Sociedade

Mais de 4 milhões de alunos voltam às aulas. Confira dicas para retornar à rotina

Educadores da rede dão sugestões para professores, alunos e servidores voltarem à rotina

Depois de um mês de descanso, chegou a hora retomar a rotina escolar. Nessa quinta-feira (1), mais de quatro milhões de alunos voltam às aulas, nas cerca de cinco mil escolas estaduais paulistas. Com o retorno para as salas de aula, o desafio para professores e estudantes é voltar ao ritmo de estudos.

Para auxiliar as equipes escolares nessa volta às aulas, os profissionais da rede estadual de ensino dão sugestões para retomar a rotina. As dicas são voltadas para os alunos, professores e servidores. Confira!

Acolhimento

De acordo com o dirigente de ensino da região Campinas Leste, Nivaldo Vicente, é interessante que os professores e demais funcionários fiquem atentos ao acolhimento dos alunos nos primeiros dias de aula. Algumas sugestões do educador são preparar atividades diversificadas, como por exemplo, espalhar cartazes de boas-vindas pela escola, e realizar uma recepção para os alunos menores acompanhados de seus pais.

Conteúdo

O dirigente destaca ainda que, depois do momento de acolhimento, é indispensável retomar as questões sobre o conteúdo curricular e discutir o que os alunos vão aprender no decorrer do semestre. “Na primeira aula é adequado fazer uma apresentação geral dos conteúdos, habilidades e competências, bem como explanar sobre metodologias diferenciadas que serão utilizadas”, explica Vicente.

Cronograma

Eva Maria Pereira da França Santos, dirigente de ensino da região Leste 2, na capital, destaca que os professores precisam ficar atentos com o cronograma que estabelece o que deve ser trabalhado durante o ano. Para a educadora, uma forma de colocar o plano em prática é revisar o projeto pedagógico da escola e observar quais são os objetivos a atingir, além de definir quais conteúdos e habilidades precisarão de mais atenção para assegurar a aprendizagem dos alunos.

Organização

“Dormir mais cedo é indispensável para não sentir sono durante as aulas”. A afirmação é da diretora Débora Senema Gobbi, da E.E. Culto à Ciência, em Campinas. De acordo com Débora, outras medidas ajudam a motivar os estudantes para o segundo semestre de aulas.

A diretora orienta os alunos a rever o horário das aulas e organizar o material. De acordo com Débora, os jovens ainda devem aproveitar o intervalo das aulas para colocar o papo em dia com os amigos, conte como foram suas férias, seus passeios e aventuras.

Estudos

Já para Maria Elena Moraes Prado, diretora da E. E Reverendo Tércio Moraes Pereira, em São Miguel Paulista, que trabalha com educação há 20 anos, as dicas são as anotações e o desligamento dos aparelhos eletrônicos durante as aulas. “Os alunos devem fazer anotações durante as aulas, destacando conceitos e exemplos. Em casa, a orientação é passar a limpo as anotações, no máximo no outro dia, para reforçar a informação anotada”, afirma.