quinta-feira, 13/09/2012

São Paulo recebe secretários da Educação do Sudeste para debate sobre o Ensino Médio

O secretário Herman Voorwald conduziu a reunião, que contou com a participação dos secretários de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro O secretário da Educação do Estado de […]

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, recebeu os secretários de Minas Gerais, Espírito Santo e o secretário-adjunto do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (13), para um debate sobre os novos rumos do Ensino Médio. A reunião teve o objetivo de discutir os tópicos do documento sobre o tema que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter

O encontro promoveu um debate sobre experiências de sucesso em cada um dos quatro Estados, com foco em programas que diversificam os modelos desta etapa da vida escolar, tornando o Ensino Médio mais atrativo aos jovens. “É preciso viabilizar ao jovem o interesse pelo Ensino Médio à luz do seu projeto de vida. Este é o tema que procuramos debater nesta reunião”, afirma o secretário da Educação de São Paulo, Herman Voorwald.

Os programas da rede estadual paulista, como a Rede Ensino Médio Técnico e o Ensino Médio Integral, foram apresentados aos outros secretários. O esforço realizado em São Paulo para priorizar o ingresso dos estudantes do Ensino Médio no período diurno também esteve em pauta e foi apoiado pelos outros Estados, que têm iniciativas semelhantes. “Essa reunião é importante para debater e relatar as experiências que estão sendo implantadas ou que tiveram êxito em cada um dos Estados”, diz Ana Lúcia Gazzola, secretária de Educação de Minas Gerais.

Alunos do Ensino Médio Integral apresentam trabalhos semestrais

Alunos do Ensino Médio Integral apresentam projetos para educadores

Outro ponto em comum nas apresentações dos quatro Estados foi a importância de ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estamos fazendo uma reflexão profunda sobre o quadro do Ensino Médio brasileiro, para garantirmos uma educação de qualidade nessa faixa, que é essencial para o desenvolvimento do País”, comenta Klinger Barbosa Alves, secretário de Educação do Espírito Santo.

Escola com excelente desempenho no Ideb aposta em comprometimento

Participação dos pais faz escola superar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica