• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/01/2014
Releases

Nove adultos por hora conquistam diploma após voltarem a estudar na rede estadual de SP

Secretaria formou 81,3 mil alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2013. Estão abertas matrículas para este ano letivo A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir […]

Secretaria formou 81,3 mil alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2013. Estão abertas matrículas para este ano letivo

A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir levantamento inédito e mostra que 81,3 mil pessoas conquistaram diploma após voltarem para sala de aula ou por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. Em média, são 9 novos diplomados por hora nos Ensinos Fundamental e Médio de todas as regiões de São Paulo.

Os estudantes frequentaram as aulas em todas as modalidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA), regular e flexível. Do total de concluintes, 27,2 mil eram do Ensino Fundamental e 54 mil no Ensino Médio. Para quem quer voltar a estudar este ano, as matrículas estão abertas em todas as 5 mil escolas estaduais. Os interessados devem levar o RG ou certidão de nascimento e realizar o cadastro.

        “A Educação de Jovens e Adultos é um compromisso da Secretaria para facilitar o acesso à escolarização de alunos de todas as faixas etárias. Ficar em dia com os estudos é uma maneira de conquistar a realização pessoal e também profissional, já que o mercado de trabalho exige a formação”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

        Além do número de diplomados, o levantamento da Secretaria com os alunos da EJA também detectou o perfil etário dos estudantes. Do total de 327,8 mil matriculados no ano passado, um em cada cinco tinha mais do que 40 anos. Em 2002 o percentual dessa faixa etária era de 9,7%, passando para 16% em 2010 e chegando aos atuais 21%. As mulheres são a maioria das interessadas, representando 51% do total.

         Além das salas regulares da EJA, a rede estadual também oferece curso com presença flexível e atendimento individualizado nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Para cursar a modalidade nos CEEJAs o aluno deve ter, no mínimo, 18 anos. No total, são 24 unidades no Estado.