As obras e reformas da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, estão 90% concluídas. Nesta segunda-feira (9), o secretário da Educação, Rossieli Soares, visitou a unidade. A conclusão está prevista para o mês de abril.
Iniciadas em outubro do ano passado, o projeto de revitalização inclui uma reforma completa da unidade cujo custo de R$ 2,7 milhões está sendo patrocinado por empresas parceiras, por meio do Instituto Ecofuturo. Para complementar a obra e adquirir mobiliário e equipamentos, a Seduc investiu mais R$ 400 mil.
“O projeto foi pensado para ampliar os espaços de convivência para que haja uma releitura da própria escola que é antiga e já precisava receber intervenções. Além disso, a mudança olhou para aspectos de segurança”, disse o secretário Rossieli Soares.
A revitalização da escola inclui a construção de novas áreas comuns, de estudo, de convivência e administrativas. Prevê ainda a demolição e reconstrução de novas salas de aula, do Centro de Ensino de Línguas (CEL), banheiros e cantinas, além da reforma das salas de leitura e informática.
Está sendo criada também uma área de 1,5 mil metros quadrados para uso comum, que contará com paisagismo, além de um espaço destinado à prática de esportes, aulas ao ar livre e bicicletário.
No prédio principal da Raul Brasil, que está na fase final, destaca-se a criação do Espaço de Inovação, laboratório maker equipado com 24 notebooks, smart TV e impressora 3D.
A escola também contará com o um novo acesso, que não vai mais ocorrer pela Rua Otávio Miguel da Silva.
As obras ainda incluem a revitalização da quadra poliesportiva, a criação de passagens cobertas e a reforma completa dos banheiros do pátio e da cantina, obedecendo aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por fim, para trazer mais cor à nova Raul Brasil, o muralista Eduardo Kobra e sua equipe vão pintar painéis internos e os muros externos da escola. Os desenhos serão criados a partir de um concurso que vai reunir os alunos das 60 escolas da região de Suzano e selecionar os melhores trabalhos.
Parceiros dão apoio financeiro
O projeto está sendo viabilizado a partir do apoio financeiro de um grupo de empresas que se uniram para possibilitar aos alunos da Raul Brasil uma nova relação com o espaço da escola. As empresas parceiras são: Alumasa, Athié Wohnrath, BASF, Cia das Letras, Deca, Docol, Eliane, Embalatec, Embu S.A, Formica, Induscabos, International Paper, Itaquareia, John Deere, Komatsu, Lavrasul, Ledvance, MRV, Nadir Figueiredo, Mineração Horii, Nasato, PCN Suzano, Polimix, Quallical, Radial Transporte, Ri Happy, Sanofi, Suzano, Tigre.