segunda-feira, 15/12/2014
Evesp

Curso de libras em formato de jogo virtual já registra 2,1 mil matrículas

Plataforma digital completa 1 ano com aumento de 60% nos cadastros

Após completar um ano do lançamento do primeiro curso online de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), a Educação identificou um aumento de 60% do número de inscritos. A plataforma digital, que inovou a política inclusiva e transformou as aulas online em um jogo virtual, chegou a 2,1 mil matrículas de alunos com e sem deficiência auditiva.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O curso, elaborado pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), inclui 16 episódios e pode ser acessado por alunos e ex-alunos da rede estadual. Para acessar o conteúdo, basta o interessado informar o número de registro do aluno (R.A). Não é preciso fazer matrícula. As aulas estão disponíveis 24 horas por dia.

O conteúdo foi todo disponibilizado com recursos de acessibilidade, vídeos com audiodescrição e também janelas em libras. Os estudantes são conduzidos por avatares em 3D que simulam cenas em sala de aula, no shopping e restaurante. A ferramenta conta ainda com games e um glossário que reproduz os sinais aprendidos em cada módulo.

Curso de inglês online acessível

Além do curso de Libras, os alunos da rede estadual também podem participar de aulas de inglês acessíveis da Evesp. Lançado em 2013, o programa é direcionado a estudantes com deficiência auditiva e visual.

As aulas podem ser realizadas na própria casa do aluno e também nas salas do Acessa Escola, onde todas as máquinas possuem um software leitor de tela que permite que usuários cegos ou com baixa visão utilizem os computadores.