domingo, 09/08/2020
Sociedade

Orquestra Jovem do Estado prepara programação especial dedicada a Beethoven

Emesp Tom Jobim vai divulgar vídeos especiais sobre o compositor alemão, além de exibir um concerto ao vivo pela internet

A Orquestra Jovem do Estado preparou uma programação especial dedicada aos 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven. Foram produzidos vídeos especiais realizados pelo jornalista e crítico musical, Irineu Franco Perpetuo, que serão veiculados, durante o mês de agosto, pelas redes sociais da EMESP Tom Jobim (InstagramFacebook e YouTube).

Com a programação, o público vai saber mais sobre a biografia e a obra do compositor, além de curiosidades que cercam a vida desse ícone da música erudita mundial. Em 30 de agosto, domingo, às 16h, acontece a estreia do concerto da Orquestra Jovem do Estado em homenagem ao compositor. Para a ocasião, foi escolhida uma das obras de maior impacto de Beethoven: a Sinfonia nº 5. A peça começou a ser escrita em 1804, época em que o compositor já apresentava perda da audição.

Além da interpretação dos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, o concerto terá breves introduções explicativas, com detalhes sobre a composição, com o intuito de promover uma escuta diferente da música, aproximando o público das grandes obras do repertório sinfônico.

Antes da estreia do concerto, às 15h30, Irineu Franco Perpetuo, o maestro Cláudio Cruz e alguns bolsistas da Orquestra Jovem do Estado participam de uma live pelo Youtube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp).