sexta-feira, 13/10/2006

Os mestres e seus projetos: Na data dedicada a eles, a prova da paixão pelo que fazem !!!

Até o final do mês,  diferentes projetos desenvolvidos por educadores serão mostrados aqui  Inesquecíveis, excêntricos, obstinados,  exigentes,  divertidos,  carismáticos…  Quem não tem na memória a figura de um ou mais […]

Inesquecíveis, excêntricos, obstinados,  exigentes,  divertidos,  carismáticos…  Quem não tem na memória a figura de um ou mais professores pra lá de especiais?  No mês em que se comemora o Dia do Professor, nada melhor do que valorizar as muitas iniciativas e idéias desenvolvidas por eles para aperfeiçoar as práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula.  Os projetos são muitos.  Vamos conhecer alguns deles?

Diretoria de Ensino de Avaré

Por um Mundo sem Diferenças.  Este é o nome do projeto desenvolvido com alunos da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental pelos professores Cleonice Pinto, Ana Paula Gonzalez, Cecília de Oliveira e Milton Souza, da Escola Estadual Prof. José Aparecido Castelucci, de Taquarituba, no interior de São Paulo. O objetivo é discutir e questionar a discriminação, o preconceito étnico e racial, e a exclusão sofrida por portadores de deficiências.  Os educadores esperam conscientizar os participantes sobre a necessidade de compreender e respeitar a diversidade étnico-racial, e também em relação às diferenças físicas e intelectuais necessárias para a formação de uma sociedade igualitária.

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte

O projeto Superando a Dificuldade das Ciências, desenvolvido pela professora Sonia de Cássia Santos Prado,  começou no 1º bimestre de 2006 com aulas teóricas e práticas dentro do conteúdo de eletricidade. Grupos de alunos da 3ª série do ensino médio apresentaram mini-aulas relacionadas à eletrostática que abordavam as biografias dos cientistas responsáveis pelos conceitos desenvolvidos, a importância de tal feito em determinada época e sua repercussão na atualidade (incluindo as experiências que comprovam tais teorias e/ou fenômenos familiarizados com a metodologia).

Diretoria de Ensino de Itararé

A partir de um diagnóstico prévio dos problemas enfrentados na área de saúde e prevenção na escola, a  professora Aline de Cássia Santos Monteiro Maria, da Escola Estadual Prof. Aparício Biglia filho,  em Bom Sucesso de Itararé, no interior de São Paulo, detectou um alto índice de alunos com problemas dentários e uma alimentação pobre em vegetais e frutas. Descobriu então a necessidade da elaboração e execução de um projeto relacionado aos temas voltados à saúde e qualidade de vida, batizado de Dentes Saudáveis, Sorriso Legal, Criança Feliz.

Entre os principais objetivos do projeto estão:  compreender a importância dos dentes; fazer escolhas alimentares mais saudáveis; estimular a melhoria da qualidade de vida dos alunos e da família; diminuir o índice de problemas relacionados à saúde bucal por meio da conscientização e do atendimento dentário gratuito aos alunos carentes; realizar a escovação diária na escola; e incentivar a participação de alunos em concursos educacionais na área de saúde bucal.

Diretoria de Ensino de Barretos

Tudo começou em Barretos, interior do Estado, há seis anos. O professor de educação física, José Paulo Feliciano Olmedo, sempre se interessou pelo trabalho inclusivo,  e por estimular – entre os alunos – sentimentos de cooperação e aceitação coletiva, principalmente quando havia no grupo alguém com necessidades especiais.

A chance de colocar estes conceitos em prática veio com o aluno Antônio Luiz. Ele vivia sentado em uma cadeira de rodas, isolado e solitário.  O professor esperou o momento certo, foi até ele e perguntou: “Você gostaria de aprender a jogar basquete? Vejo muito talento em você, só precisamos explorar.”  Antônio olhou nos  olhos do professor,  e perguntou: “Será que vou conseguir?”.  Foi quando o professor respondeu: “Meu amigo, tudo depende de você.  A eficiência está em suas mãos.”  Começava aí o projeto Basquete sobre Rodas.