quarta-feira, 04/03/2009

Parceria entre Educação e TV Cultura, Almanaque Educação chega à marca de 6,5 mi de espectadores

Duas vezes por semana há exibição da atração, sempre em horário nobre Cerca de 6,5 milhões de espectadores. Esse é o balanço do semestre inicial do programa Almanaque Educação, parceria […]

Duas vezes por semana há exibição da atração, sempre em horário nobre

Cerca de 6,5 milhões de espectadores. Esse é o balanço do semestre inicial do programa Almanaque Educação, parceria entre Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. Exibido sempre em horário nobre, o programa tem sido sucesso entre os cerca de 10 milhões de estudantes no Estado, além de educadores.

O objetivo do projeto é, em dois horários semanais da TV, educar por meio de entretenimento e diversão, em espaço para professores, estudantes, pais de estudantes e público interessado. Até agora 20 programas foram apresentados em horário nobre na emissora.

Nesta semana a atração voltou a ter exibições inéditas. Durante os meses de férias escolares foram reprisados os melhores momentos de cada episódio. O programa, totalmente pedagógico, é exibido sempre às terças-feiras, a partir das 19h30. Cada programa tem 30 minutos de duração. Aos sábados há reapresentação, às 11h30.

Nas edições de terça-feira o público tem prioritariamente até 17 anos de idade. Já na repetição de sábado, as mulheres, provavelmente professoras, são as mais frequentes.

O Almanaque Educação também pode ser visto pela internet, no site www.tvcultura.com.br/almanaque. O endereço da revista eletrônica é o site mais acessado na programação da TV Cultura (após o home page da emissora)- são cerca de 180 mil acessos por mês.

“O Almanaque explora uma nova forma de educar, por intermédio daquele que é considerado um dos meios de comunicação de maior apelo popular, a televisão. A idéia é atingir milhões de pessoas ao mesmo tempo. Todos os temas serão apresentados por atores, criando assim uma dinâmica divertida na abordagem dos assuntos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Como o próprio nome indica, o Almanaque Educação explora a linguagem de um almanaque, uma revista eletrônica que aborda temas relacionados à educação, arte, cultura, política, economia, biologia, internet, televisão digital, além de assuntos de interesse geral.

Alguns quadros:

Por Dentro – repórter mostra situações inusitadas, por exemplo: visitar cabine de avião, corpo humano, CPU de computador

Espaço Cultural – visitas a espaços culturais em várias capitais do Brasil

Ao Mestre com Carinho – exemplos de bons professores, que implementam projetos significativos nas escolas

Telejornal – notícias apresentadas com bom humor, expondo a notícias a diversas análises

Pequenas Histórias Particulares – conversas com ícones de diversas áreas e pessoas comuns sobre a escolha profissional

Minha Visão das Coisas – repórteres saem às ruas para ouvir a opinião das pessoas sobre temas diversos

?