sexta-feira, 05/03/2004

Paulistanos se reúnem por mais atividade física

Cuidado com saúde faz milhares de pessoas caminharem pelas ruas de São Paulo em busca de melhor qualidade de vida para todos Uma caminhada com mais de quatro mil pessoas […]

Uma caminhada com mais de quatro mil pessoas marcou o lançamento do Projeto Agita Família, da Secretaria de Estado da Educação, neste domingo (4). Alunos e professores da rede estadual de ensino, corredores, ciclistas, skatistas, patinadores e idosos, participaram do evento que visa estimular a atividade física para melhorar a saúde da população de São Paulo.

Tendo como mote principal “Os 30 Minutos que Fazem a Diferença”, o objetivo do Agita Família é fazer com que as pessoas criem o hábito de praticar exercícios diários durante, pelo menos, meia hora. Desta forma é possível prevenir uma série de doenças sem despender tempo e dinheiro.

A participação do secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, na caminhada animou o público que estava presente. Ele acompanhou os alunos, educadores e bolsistas integrantes do programa Escola da Família. “O programa incentiva a convivência e o cuidado com a saúde e agora está sendo praticado nesta caminhada”, comentou.

O Agita Família é uma iniciativa do Programa Escola da Família, realizado por intermédio de uma ação integrada entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria da Saúde com coordenação do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). O Centro é responsável pelo Projeto Agita São Paulo, que já acontece dentro das escolas durante a semana e que, a partir de agora, será implementado também no programa Escola da Família.

Para muitas pessoas, como a dona de casa Zenaide Rico Citadine, de 42 anos, esta foi a primeira caminhada da qual participou. “Estava em casa sem fazer nada e resolvi participar depois de ter lido uma matéria a respeito do evento no jornal. Agora, acho que não paro mais”, comentou.

Com esta iniciativa, a Secretaria de Estado da Educação pretende fazer com que mais pessoas descubram os benefícios de um estilo de vida ativo. A meta é elevar o nível de atividade física de cada morador e incentivar a participação e integração de toda a comunidade escolar na grade de atividades semanais do Programa Escola da Família.

Integração com a comunidade, para a bolsista universitária da EE professor Paulo Rossi, Ariantxa de Lima, de 18 anos, a idéia fundamental do programa é a união que este tipo de iniciativa proporciona aos alunos e à comunidade. “Sou estudante de Turismo e já estou trabalhando há quatro meses como bolsista. Além do vínculo que o programa cria, aprendi muito a lidar com as pessoas. Levarei estes ensinamentos para minha vida pessoal e profissional”, declarou empolgada a estudante.

A educadora profissional da EE Borges Vieira, Sheila Bazarin, acredita que as ações que levam o Escola da Família para as ruas são o grande sentido do programa. “Ele está crescendo, ou melhor, ampliando seus horizontes. Isso é só o começo”, disse.

Para estudante da sétima série da EE da Lapa, Layla Cristina, de 13 anos, o Agita Família está levando a conscientização pela prática do esporte a todos, fazendo com que o programa Escola da Família também seja conhecido por outras pessoas. “A gente está saindo dos portões das escolas e mostrando as nossas caras”, afirmou a estudante.

A caminhada começou às 10 horas, na Avenida Paulista, em frente ao MASP, terminou em frente aos portões do Parque do Ibirapuera, às 12h30, com mais de três mil participantes.

Paola Martins