Quem teve problemas com logística ou se sentiu prejudicado durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, tem até a próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, para pedir a reaplicação da prova ao Inep. O pedido deve ser feito na Página do Participante, sendo necessário que o estudante informe seu CPF e a senha cadastrada.
Dos 5.095.388 inscritos confirmados no Brasil inteiro, 3.709.809 estiveram presentes. A taxa de ausentes foi de 27,19%, um total de 1.385.579 participantes.
São vários os fatores que dão o direito de pedido de reaplicação de prova. Pode ter sigo algum problema com a logística da prova ou algum outro fato que o tenha deixado em desvantagem em relação aos demais candidatos.
Para o Inep, as causas que dão direito são desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local); falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural); estrutura imprópria do local de prova e um erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.
Vale lembrar que o pedido não significa que a prova será refeita. O Inep avalia todos os pedidos para ver se estão dentro dos critérios acima.