• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/11/2019
Notícia

Pedidos de reaplicação do ENEM devem ser feitos até dia 18

Pode pedir quem se sentiu prejudicado ou foi afetado por outros fatores externos

Quem teve problemas com logística ou se sentiu prejudicado durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, tem até a próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, para pedir a reaplicação da prova ao Inep. O pedido deve ser feito na Página do Participante, sendo necessário que o estudante informe seu CPF e a senha cadastrada.

Dos 5.095.388 inscritos confirmados no Brasil inteiro, 3.709.809 estiveram presentes. A taxa de ausentes foi de 27,19%, um total de 1.385.579 participantes.

São vários os fatores que dão o direito de pedido de reaplicação de prova. Pode ter sigo algum problema com a logística da prova ou algum outro fato que o tenha deixado em desvantagem em relação aos demais candidatos.

Para o Inep, as causas que dão direito são desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local);  falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural); estrutura imprópria do local de prova e um erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.

Vale lembrar que o pedido não significa que a prova será refeita. O Inep avalia todos os pedidos para ver se estão dentro dos critérios acima.