• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 08/06/2004
Últimas Notícias

Piracicaba é exemplo de organização com implantação de grêmios estudantis

Consciente da necessidade de representação dos alunos nas 63 escolas estaduais da região, a Diretoria de Ensino de Piracicaba se empenhou na tarefa de ajudar a instituir grêmios estudantis em […]

Consciente da necessidade de representação dos alunos nas 63 escolas estaduais da região, a Diretoria de Ensino de Piracicaba se empenhou na tarefa de ajudar a instituir grêmios estudantis em cada uma das unidades. O resultado foi surpreendente: em um período de menos de 15 dias, os estudantes optaram pelo estatuto, montaram suas chapas e elegeram seus representantes, que foram reconhecidos e homologados pela D.E.

“A mobilização foi impressionante. Várias chapas se inscreveram em cada escola e os que venceram estão desenvolvendo um excelente trabalho. Semanalmente, se reúnem com os representantes de classe para conhecer as reivindicações de cada turma”, entusiasma-se o Professor Alceu Marozi Righetto, indicado pela DE para coordenar a implantação dos grêmios.

O trabalho dessas crianças e adolescentes não pára por aí. Durante a Gincana da Cidadania, foram responsáveis por grande parte da arrecadação de agasalhos para a Campanha do Agasalho 2004, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

O respeito desfrutado por eles também impressiona. Mesmo em ambientes difíceis conseguiram driblar a hostilidade de alguns alunos e se tornaram guardiões da escola. “Eles agora se sentem responsáveis pela manutenção do bem-estar de todos dentro da comunidade escolar”, conta Righetto.

O Programa Escola da Família é outro foco de atuação dos grêmios. Já organizaram apresentações de Teatro, recitais de poesia e, mais recentemente, participam ativamente da organização das festas juninas em cada escola.

“O trabalho desses estudantes serviu para fomentar o espírito de preservação da escola. Consumou-se uma parceria entre alunos e administração. Nesse sentido, o trabalho da Diretoria de Ensino não só contribuiu como foi fundamental”, comemora o professor.

Ellen Alaver