quarta-feira, 04/07/2012

Piracicaba recebe evento sobre Prêmio Gestão Escolar nesta quarta-feira (4)

Encontro será realizado na Câmara Municipal da cidade, às 19h30, e contará com anúncio dos finalistas regionais da premiação Na noite desta quarta-feira (4), a cidade de Piracicaba estará mobilizada […]

Na noite desta quarta-feira (4), a cidade de Piracicaba estará mobilizada em torno da educação. A Diretoria de Ensino fará o anúncio das escolas que representarão a região no Prêmio Gestão Escolar 2012. Porém, mais do que isso, o evento que acontece na Câmara Municipal, localizada na Rua Alferes José Caetano, 834, no Centro de Piracicaba, a partir das 19h30, busca valorizar o trabalho das escolas da região.

Ao todo, 36 escolas enviaram seus projetos para a avaliação do comitê regional que define as unidades que seguirão para a etapa estadual da premiação. Destas, 16 são estaduais e 20 municipais. O grande número de escolas do município participantes se deve ao trabalho e incentivo da Diretoria de Ensino. “Essa é a primeira vez que o município participa em peso. Para isso, tivemos contato constante com os secretários municipais de educação da região”, conta Oldack Chaves, dirigente de ensino de Piracicaba.

O dirigente ainda comemora a participação das mais de 60 escolas estaduais da região no evento. De acordo com Chaves, apesar de não concorrerem a vaga no Prêmio Gestão Escolar, todas realizaram suas autoavaliações, passo inicial para a unidade que deseja concorrer e uma ação fundamental para garantir a qualidade de ensino. “Acreditamos que para que todas as escolas construam uma cultura de autoavaliação é preciso incentivo e acompanhamento constante”, afirma.

A região de Piracicaba foi aquela que obteve o maior número de unidades participantes na autoavaliação institucional, incentivada pelo “Dia D”. Ao todo, 100 escolas estaduais e municipais integraram a ação. “Realizar a autoavaliação institucional e propor o plano de melhorias para a escola são ações que promovem o avanço da qualidade da educação básica”, comenta Neusa Rocca, do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério.

Para Neusa, que estará presente no evento desta noite, a iniciativa proposta em Piracicaba irá inspirar o trabalho das escolas de todo o estado. “O evento, ao colocar em destaque os diretores das escolas que se inscreveram no Prêmio, com certeza motivará as demais unidades a participar dessa iniciativa no próximo ano”, garante.