• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/11/2019
Avisos de Pautas

PISA para escolas continua nesta segunda (25)

Aplicação termina nesta terça, São Paulo será o primeiro estado a aderir ao programa

Continua nesta segunda-feira, 25 de novembro, a aplicação do Pisa para Escolas na rede estadual de São Paulo. O exame será aplicado até amanhã, 26 de novembro, em escolas selecionadas para fazer parte do projeto de expansão do programa, que atingirá todas as escolas ano que vem.

São Paulo será o primeiro estado do Brasil a aderir ao programa. O Pisa para Escolas mensura a percepção das relações entre professores e alunos.“Sempre queremos fornecer subsídios para as tomadas de decisão da Secretaria da Educação, com o intuito de aprimorar a educação oferecida pelo estado. O Pisa trará dados importantes para que possamos melhorar ainda mais a aprendizagem ao longo da gestão”, explica Caetano Siqueira, coordenador da COPED.

A prova é digital e contará com itens de leitura, matemática e ciências, e mais 30 minutos para preencher um questionário contextual. Estes questionários procuram coletar informações sobre o histórico escolar, o contexto socioeconômico dos alunos, suas oportunidades, ambientes de aprendizagem, além do engajamento e atitudes dos estudantes com relação à aprendizagem e ao ambiente escolar.

Em 2017, um projeto piloto denominado Pisa-S reuniu 44 unidades públicas e privadas do Brasil, incluindo unidades de São Paulo, numa iniciativa promovida pela Fundação Lemann. O exame faz parte do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em português) e é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No primeiro teste, há dois anos atrás, os resultados foram positivos. Na E. E. Shirley Camargo Von Zuben, todos os resultados foram acima da média no Brasil.“São resultados expressivos e que mostram que o Pisa adicionará muito para nossa rede, tanto como forma de melhorar índices como instrumento de melhoria da aprendizagem”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.