• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/03/2003
Últimas Notícias

Planejamento Escolar

Dando continuidade ao planejamento escolar iniciado em fevereiro passado, quando a Secretaria Estadual da Educação promoveu uma série de atividades para o primeiro dia de aula, até amanhã, as equipes […]

Dando continuidade ao planejamento escolar iniciado em fevereiro passado, quando a Secretaria Estadual da Educação promoveu uma série de atividades para o primeiro dia de aula, até amanhã, as equipes escolares da rede estadual, envolvendo professores, coordenadores pedagógicos, supervisores, estarão se reunindo para discutir e construir sua proposta pedagógica, refletindo continuamente sobre cada experiência adquirida.

Acreditando que a prática escolar deve ser constituída de ações sistemáticas, contínuas e planejadas, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas-CENP, ressalta que para o sucesso da escola é fundamental que a equipe escolar se reúna sempre. A escola deve criar condições para que todos os alunos possam desenvolver suas habilidades , promovendo um trabalho flexível e, ao mesmo tempo, ativando a participação e o envolvimento dos pais e da comunidade. A família do aluno deve compreender os conceitos e princípios que regem o trabalho na escola e conhecer os seus recursos materiais e humanos. A escola deve ser mais um espaço de convivência para a família de seus alunos e para que isso ocorra é necessário promover situações em que os pais possam relacionar-se com todos os funcionários da escola – zelador, merendeira, inspetor de alunos, secretários, escriturários, pessoal da limpeza, professores, professor coordenador, diretor, vice-diretor. Além disso, é importante que eles saibam o que a escola pode oferecer, como sala de informática, biblioteca, laboratórios, quadras, salas-ambiente e outros espaços significativos no processo de aprendizagem.

Para o secretário Gabriel Chalita, quando existe o envolvimento da comunidade, os resultados são fantásticos. Ele acredita que, todos juntos, Secretaria, pais e educadores, conseguiremos avançar cada dia mais na construção de um ensino de qualidade. Diante destes princípios, as equipes da diretoria e da escola estabelecem  o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho em 2003.

 

Adriana Oliveira