• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/10/2011
Últimas Notícias

Prazo para matrícula no programa Rede Ensino Médio Técnico termina dia 31

Nesta primeira etapa foram oferecidas 31 mil vagas a estudantes da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual Termina na próxima […]

Nesta primeira etapa foram oferecidas 31 mil vagas a estudantes da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual

Termina na próxima segunda-feira, 31 de outubro, o prazo para matrícula na Rede Ensino Médio Técnico, da Secretaria de Estado da Educação. A lista dos selecionados e o Manual do Aluno, contendo as instruções para o cadastro, estão disponíveis no portal da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br). Mais de 40 mil inscritos concorreram às 31 mil vagas oferecidas nesta primeira etapa do programa a estudantes da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, por meio de 245 instituições de educação profissional credenciadas em 95 municípios.

Os alunos beneficiados nesta etapa foram escolhidos por meio de sorteio realizado no último dia 21. Aqueles que não concluírem a matrícula no prazo estipulado perderão as vagas. As remanescentes serão oferecidas em uma segunda chamada que será feita a partir de 1º de novembro.

O estudante matriculado cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico em uma das instituições credenciadas pela Secretaria mediante chamada pública. São oferecidos 433 cursos no total, que contemplam 58 áreas de formação técnica, em diferentes setores da economia, como o sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, dentre vários outros. A carga horária varia de 800 a 1.200 horas. As aulas terão início em novembro.

Lançado em julho deste ano pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, o programa conta com um investimento de R$ 60 milhões e tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

Para fevereiro de 2012, está previsto um novo edital de credenciamento, que possibilitará a oferta de mais 125 mil vagas. A expectativa é que as novas turmas possam dar início aos cursos já no começo do segundo semestre. A meta para 2014 é beneficiar cerca de 450 mil estudantes do Ensino Médio.