• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/12/2022
Notícia

Premiação a estudantes da rede estadual celebra final de concurso de tirinhas

Seis estudantes do ensino fundamental de Ribeirão Preto, Suzano e da capital são os vencedores da ação desenvolvida pela Educação de SP e pelo Tribunal de Contas do Estado

Nesta quinta-feira (15), foram premiados os estudantes vencedores do concurso de tirinhas, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Em sua primeira edição, o concurso do Programa “Faça sua Parte” propôs incentivar boas práticas de cidadania com foco no controle e fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos.

“A educação é o futuro e é a grande esperança que temos para São Paulo e nosso país. Como neste concurso, temos procurado envolver cada vez mais os professores e estudantes neste processo de aprendizagem. E isso não acontece apenas dentro da sala de aula, mas também com as dinâmicas externas. Tivemos uma quantidade incrível de escolas e participantes, e ficamos muito contentes com o resultado, o aprendizado e o envolvimento dos alunos”, avalia o secretário estadual da Educação, Hubert Alquéres.

Ao todo, seis estudantes do 5º ano do ensino fundamental participaram do evento: Giovana Giulia do Prado e Gabriel Henrique dos Santos da EE Professor Jorge Rodini Luiz, de Ribeirão Preto; Felipe Santiago Martins Israel e Bryan Albuquerque Marques, da EE Professora Lucy Franco Kowalski, de Suzano; e Ana Julia Roque Ferreira e Samuel Lucas das Graças Neri, ambos da EE. Dom Agnelo Cardeal Rossi, da diretoria de ensino Sul 2 da capital.

Junto aos seus docentes, os vencedores foram honrados com um notebook cada, além de participarem de uma excursão pela sede do TCESP. “Estamos muito emocionados e ansiosos. Chegar aqui é muita coisa. É a primeira vez que viemos para São Paulo. Nós gostamos muito da escola Jorge Rodini Luiz e ganhamos medalhas lá”, contam em coro Giovana (10) e Gabriel (11).

O evento contou também com a participação do Presidente do TCESP, Cons. Dimas Ramalho; do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE, Thiago Pinheiro Lima; e do patrocinador dos prêmios, Jorge de Aguiar Freitas, Presidente do Instituto Avança São Paulo – Avança SP, além dos dirigentes de ensino, diretores e demais servidores da educação convidados.

“Temos hoje aqui um evento muito importante e emblemático, fruto da articulação entre a rede de ensino do estado de São Paulo e o Tribunal de Contas. Este é o último evento do TCESP e não poderia ser melhor. Evento este que fala da educação, da criança, dos educadores e educadoras, da ciência, da inclusão, do respeito, do futuro, dos direitos e da democracia. Este é um legado”, disse o Conselheiro Dimas Ramalho.

Previamente à competição, o programa realizou a distribuição de gibis exclusivos da Turma da Mônica – Faça (a sua) parte, desenvolvido pelo TCESP, com explicação da atuação dos órgãos de controle e do papel do controle social. Ao todo, mais de 132 mil exemplares foram destinados aos alunos da rede estadual paulista.