• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 06/03/2011
Últimas Notícias

Professor cria blog para promover atividades extracurriculares em Espírito Santo do Pinhal

Docente da Escola Estadual Cardeal Leme idealiza e cria diário digital para promover atividades ligadas à pesquisa, produção de textos e comunicação entre alunos, sempre com temática ligada à cultura […]

Docente da Escola Estadual Cardeal Leme idealiza e cria diário digital para promover atividades ligadas à pesquisa, produção de textos e comunicação entre alunos, sempre com temática ligada à cultura e à história

Promover o desenvolvimento da educação a partir da tecnologia e acompanhar diariamente as atividades realizadas com os alunos, dentro e fora da sala de aula. Foram esses os objetivos que levaram o professor Antonio Carlos Pastre a criar um blog, espécie de diário digital, para os alunos da 6ª série da Escola Estadual Cardeal Leme, de Espírito Santo do Pinhal, interior do Estado. Há 15 anos no magistério, sendo cinco deles dedicados à rede estadual paulista, o professor de Língua Portuguesa montou o projeto após ter participado de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Estado da Educação. “Realizei um curso de capacitação voltado ao uso das mídias na educação. Depois disso, percebi que o blog pode ser uma ferramenta importante na comunicação com os alunos e também permite desenvolver habilidades como texto e pesquisa”, explica o docente.

No ar desde o início do mês, o blog traz como primeiro desafio o estudo do carnaval: “Sugerimos que os alunos assistam a vídeos e leiam o material que disponibilizamos no site para conhecer melhor a tradição da festa. A ideia é que eles troquem opiniões com colegas e professores, sempre online. Depois, devem conversar com os familiares e amigos sobre as tradições do carnaval e produzir um trabalho escrito sobre o tema”, explica Pastre.

Durante todo o ano os alunos poderão participar de atividades extracurriculares disponibilizadas no blog pelos professores de diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências. Os trabalhos podem envolver pesquisa, produção de textos e de material artístico, com temas ligados à cultura, história e sociedade. “Sempre gostei de introduzir temas diferentes em sala de aula para fortalecer a identidade cultural e proporcionar novas possibilidades de aprendizado aos alunos”, conta o professor Antonio Carlos Pastre.