• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/10/2022
Notícia

Professor da Baixada Santista utiliza jogos de RPG para ensinar matemática

Jogos de tabuleiro também fortalecem o raciocínio lógico dos estudantes

Neste sábado, 15 de outubro, é celebrado o Dia dos Professores e na rede estadual de São Paulo não faltam histórias de docentes de destaque. Na Baixada Santista, por exemplo, o professor de matemática Tiago Rossi Dias, desenvolve um trabalho ímpar com os alunos após o término do horário das aulas.

O docente, que entrou na rede estadual em 2008 e desde 2018 leciona na Escola Estadual Professor Suetônio Bittencourt Junior, em Santos, usa os jogos de RPG para estimular o interesse dos alunos em matemática no contraturno das aulas.

“Eu me voluntariei com algumas horas na semana para estar com os alunos e ensinar a jogar. A ideia é que através do RPG eles percebam que a matemática não é só usada na sala de aula”, explicou.

Jogos de tabuleiro também são utilizados para desenvolver o raciocínio lógico das turmas. Essas metodologias alternativas são baseadas nos preceitos da gamificação, resolução de problemas e storytelling, onde os estudantes procuram criar suas próprias narrativas de maneira que elas façam sentido, ajudando a desenvolver também as habilidades socioemocionais.

Outro projeto do professor é o grupo de estudo “Os Matemáticos da Távola Redonda”, que entre outras atividades, visa preparar os estudantes para a disputa da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

“É um projeto que começamos recentemente. Pensamos nele com o intuito de engajar os alunos que são avançados em matemática, fazendo com que ampliem seus conhecimentos e sigam motivados, principalmente durante o período em que os professores estão reforçando pedagogias que eles já absorveram”.