• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/02/2020
Boas Práticas

Professor da rede estadual vence concurso de Mind Lab Inspira

Jefferson Lamarca leciona na Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca

O professor da rede estadual Jefferson Lamarca venceu o prêmio de de educação Mind Lab Inspira, disputado no ano passado e que teve seus vencedores divulgados na última sexta-feira (21). O educador teve 34% dos votos na competição, cujo objetivo é reconheceras melhores práticas da educação.

Jefferson é professor da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca . Seu projeto incluía um jogo pedagógico para ensinar geometria de maneira prática para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. “No ensino da matemática, costumamos enfrentar o desafio do ensino contextualizado da matéria e a consolidação das estratégias para resolução de problemas. Após as experiências com o jogo Formas e Cores, os alunos assimilaram novas formas de resolverem questões de geometria e passaram a ter menos dificuldade com a matéria”, conta.

Na primeira fase do concurso, o Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. Após avaliação técnica, o prêmio teve votação popular online com 9 projetos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil. “Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab.

Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido.