• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/05/2020
Boas Práticas

Professora de escola de Jundiaí cria canal na internet para ajudar alunos no vestibular

Distanciamento social aproxima professores da tecnologia

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na segunda-feira (11) e os alunos já iniciam a contagem regressiva para os dias de prova. A fim de motivá-los nos estudos remotos impostos pela quarentena após o fechamento das escolas, alguns professores passaram a usar a criatividade e compartilhar aulas online para que os alunos continuem se preparando.

Em Jundiaí, a professora de matemática da Escola Estadual Georgina Helena Fortarel, Miriam Ogawa Tohi, compartilha assuntos recorrentes nas provas, seja no Enem como em outros vestibulares. Entre eles, temas como raiz quadrada, geometria analítica, regra de três, área do círculo etc.

No canal “Profa Míriam Matemática” (https://www.youtube.com/channel/UC8Y12OoNZs_JgTvFCC5t2UA), a docente apresenta resolução de questões de maneira simples, descontraída, além de propostas para praticar e fixar, com dicas de como facilitar os cálculos.

Há quase 25 anos atuando na escola pública, Miriam sempre teve interesse em lecionar para alunos do ensino médio. “Sempre preferi dar aulas para o 3° ano do ensino médio, pois gosto de criar boas perspectivas de futuro para os alunos”, diz. Ela conta que alguns conteúdos são planejados e gravados a partir das devolutivas recebidas pelos inscritos no canal. “O retorno pelo número de visualizações me mostrarão quais devem ser os próximos assuntos”. O canal está no ar há um pouco mais de três semanas e já conta com 131 inscritos até o momento.

Na descrição do canal a professora explica o objetivo da empreitada. “Aulas com linguagem simples usando situações e objetos do dia a dia para tornar a matemática mais aplicável e assim, mais interessante para todos”. Ela conta que a intenção é realizar publicações semanais, com vídeos curtos, a fim de gerar interesse. Inclusive, a professora já pensa em expandir os conteúdos para outras redes. “Estou pensando em algo do tipo “Momento Miriônico ENEM”, com duração de poucos minutos para colocar no Instagram”, planeja.