Ações que envolvem sustentabilidade mobilizam alunos e professores da E.E. Dona Idalina Macedo Costa Sodré. Na unidade escolar, que fica em São Caetano do Sul, o tema está presente nos murais da escola, no pátio e em quase todas as disciplinas assistidas em sala de aula, como na matéria de Artes, da professora Deise Valéria Esteves.
Com caixas de leite, barbantes, tesoura e cola, os estudantes confeccionam carteiras de guardar documentos e sacolas. A ideia é ensinar os alunos a reciclar os materiais e criar o hábito, logo cedo, de cuidar do meio ambiente. “É o nosso planeta, então a gente tem que cuidar dele. Senão, quando a gente ficar adulto, não poderemos morar nele”, afirma Enrico Lucena Diniz.
“O aluno sabe o que é reciclar, ele sabe o que ele precisa fazer para ajudar na preservação do meio ambiente, porém ele não sabe como fazer. Por isso fizemos esse trabalho, aliando arte com a sustentabilidade. O objetivo é que os alunos possam desenvolver este conceito”, revela Deise.
Escola participa de programa da Unesco pela paz
A unidade escolar também participa do Programa de Escolas Associadas (PEA), iniciativa da Unesco que tem como objetivo criar uma rede internacional de escolas que trabalhem conceitos que envolvem a paz no planeta. As escolas associadas recebem um certificado internacional de participante do projeto e ganham o direito de utilizar a logomarca do PEA. Também recebem materiais produzidos pela Unesco e participam de concursos internacionais promovidos pela instituição. O programa ainda oferece palestras, cursos e capacitação para os professores da unidade de ensino em questão.
“Fazer parte desse programa da Unesco amplia os horizontes. Os valores que ele prega, como cultura de paz entre outros temas transversais, que também estão inseridos dentro do Currículo do Estado de São Paulo, permite que nós possamos ir além. Esse ano o tema do programa envolve sustentabilidade e nós estamos com algumas atividades que envolvem essa questão aqui na escola como a criação de puffs feitos com garrafas PET, além da atividade das carteiras e sacolas, por exemplo”, afirma Andreia Aparecida Casanova Lozano, diretora da unidade de ensino.
Qualquer escola pode participar da iniciativa. Basta que os interessados preencham o formulário de inscrição, disponível neste link. No documento, as escolas devem informar seus dados e relatar os projetos que realizam. As iniciativas valorizadas pela Unesco devem estar dentro de temas como meio ambiente, direitos humanos, entre outros. No momento, as novas certificações do PEA aguardam autorização da sede da Unesco em Paris, na França.