• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/12/2013
Professores e Funcionários

Projetos de boas práticas com foco em tecnologia são apresentados na EFAP

Professores discutiram como a tecnologia pode ser aliada no processo de ensino e aprendizagem

Internet, games e vídeos. Essas ferramentas deixaram de ser voltadas apenas ao entretenimento e estão cada vez mais presentes nas escolas.

Preocupada com a discussão da tecnologia alinhada à educação, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP) realiza o Encerramento das ações de Tecnologia Educacional 2013 em um encontro para educadores apresentarem projetos de boas práticas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Professores, diretores e PCNPs de Diretorias de Ensino de todo o estado de São Paulo participaram do evento para expor ações que utilizam recursos tecnológicos ao aplicar os conteúdos do currículo escolar.

Ao todo, são dois dias de discussão. Nesta terça-feira (3), educadores da capital e interior compartilharam iniciativas que transformaram o ambiente escolar. O evento segue até esta quarta-feira (4), e a programação pode ser conferida aqui.  

Para Lina de Almeida Gattai, da equipe de coordenadoria de projetos em tecnologia educacional da EFAP, os debates e exposições fortalecem o estabelecimento das políticas de tecnologia da informação na rede estadual. “Conhecendo essas iniciativas os professores enxergam novas possibilidades e se inspiram para fazer o mesmo em suas unidades”, diz.

Ciências na sala do Acessa

O professor de Ciências da Natureza Rodrigo Cesar Albarello, da E.E. Dinah Motta Runha, em Guaratinguetá, foi um dos profissionais que apresentaram seus projetos. Ele levou os alunos para o laboratório de informática do Acessa Escola e ensinou sobre as diferentes formas de produzir energia.

Por meio da internet, os alunos conheceram de perto o processo de funcionamento de hidrelétricas, usinas atômicas e como se extrair energia do vento. “Essa geração valoriza a tecnologia. Não há como desmembrá-los deste canal, por isso, a tecnologia precisa fazer parte do processo de construção do conhecimento”, afirma Rodrigo.

Mesmo entendendo a importância das ferramentas digitais, o professor realiza atividades dirigidas e não os deixa seguir a cultura do “copia e cola”. “Sempre medio as atividades, salientando a importância de usar a internet como aliada, mostrando sites que eles podem se basear para fazer textos autorais”.

SERVIÇO:
Encontro de Boas Práticas da EFAP
Horário: 04 de dezembro, das 8h30 às 17h30
Local: Rua João Ramalho, 1546, Perdizes