O Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI) acabou de ser integrado ao ‘Escola da Família’. As novas inscrições começam dia 9 de janeiro em todas as escolas estaduais. O PAI é destinado a todos os jovens e adultos que nunca estudaram ou que ainda não concluíram o Ensino Fundamental (Ciclo 1). Serão mais de 400 salas espalhadas pelo Estado disponíveis para as aulas.
Todos os cursos atendem aos parâmetros curriculares nacionais do EJA – Educação de Jovens e Adultos – para a alfabetização de 1ª a 4ª séries. O interessado deve procurar a Escola Estadual mais próxima para efetuar o cadastro, munido de documento da Cédula de Identidade (RG) e um comprovante de endereço.
Os conteúdos estão focados na alfabetização em Língua Portuguesa com o objetivo de ensinar o domínio de habilidades de leitura e escrita centradas na função social da língua. Em Matemática, os alunos aprendem o domínio das operações fundamentais e resolução de problemas simples.
Assim como o ‘Escola da Família’, o PAI também é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação que teve início em julho de 2003 e alfabetizou cerca de 150 mil pessoas. Além das salas de aula que serão utilizadas nas escolas nos finais de semana, o programa tem parcerias com Sindicatos, ONGs e Instituições de Ensino Superior Particulares que já disponibilizam cerca de 1,8 mil classes para este fim.
Paola Martins