Ordalia Tomoe Okuno, professora de Matemática do CEEJA em São José dos Campos, conhecerá o sistema educacional japonês e as condições das crianças brasileiras nas escolas públicas locais;
Programa de Estágio para Promoção da Convivência Multicultural é oferecido pela província de Toyama, no Japão, em parceria com a SEE
A professora Ordalia Tomoe Okuno, de 48 anos, atua desde 2005 no CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos e é professora efetiva de Matemática na Escola Estadual Professora Lourdes Maria de Camargo, em São José dos Campos. Agora, ela prepara-se para um novo desafio: participar de um estágio de seis meses na província de Toyama, no Japão, para conhecer de perto o sistema educacional japonês e as condições das crianças brasileiras nas escolas públicas locais. O Programa de Estágio para Promoção da Convivência Multicultural é oferecido pela província de Toyama, no Japão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Voltado aos profissionais do estado de São Paulo com experiência em Ensino Fundamental e Médio, o programa tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento da educação no estado de São Paulo, bem como para a formação dos filhos de brasileiros retornados do Japão. “É uma oportunidade de conhecer a realidade dos alunos mais novos e poder ajudar em sua adaptação. Atualmente trabalho com jovens e adultos, mas quero ter a experiência de vivenciar o aprendizado das crianças em uma realidade com a qual me identifico pessoalmente, já que também viajei para o Japão com minha família aos 12 anos e encontrei dificuldades que creio ser comuns a todas as crianças na mesma situação”, diz a professora Ordalia.
Nascida em São Paulo, a professora é filha de japoneses e aprendeu o idioma desde que nasceu, já que os pais só falam japonês. Atua na rede pública de ensino há 20 anos e esperar poder aplicar a experiência no dia a dia, quando voltar ao Brasil. “Trabalho com alunos de todas as camadas sociais e de diferentes países, não apenas o Japão. Poder ajudá-los ainda mais a se readaptar será gratificante”, comenta Ordalia. A viagem será realizada no segundo semestre e terá duração de seis meses. As despesas são pagas pelo governo de Toyama.
Programa de estágio na Província de Toyama
Desde 1974 a Província de Toyama, no Japão, mantém um programa de estágio técnico e recebe profissionais de países da América do Sul com os quais tem firmados Tratados de Amizade, além de países em desenvolvimento em geral. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico dessas nações parceiras e incrementar as relações internacionais por meio do convívio entre estagiários e a população local. Em Toyama, muitas crianças estrangeiras, principalmente brasileiras, freqüentam escolas juntamente com crianças japonesas. Por isso, as diferenças de língua e cultura impõem a construção de um ambiente escolar para melhor propiciar esse convívio.
Nesse contexto, em 2009 a província estabeleceu o Programa de Estágio para a Promoção da Convivência Multicultural, esperando contar com a participação de profissionais do Estado de São Paulo com experiência em Ensino Fundamental e Médio ou equivalente, da rede pública ou particular. O docente é selecionado por meio do currículo e deve atender a alguns requisitos, como estar comprometido com a Educação no estado de São Paulo (garantia de que na volta ao Brasil retornará ao emprego dando continuidade ao trabalho), ser maior de 22 anos e ter conhecimentos do idioma e cultura japoneses, assim como da cultura brasileira para o devido apoio didático às crianças brasileiras no Japão.
O programa é composto de uma parte comum, que prevê orientação geral e curso de língua japonesa, com duração de cerca de um mês, e uma parte específica, sobre conhecimento das condições das crianças brasileiras nas escolas públicas, compreensão e conhecimento do sistema educacional japonês e comparação entre os sistemas dos dois países.