As atividades são abertas à comunidade e acontecerão amanhã das 10h às 16h, na Escola Estadual Maria de Almeida Sheledorn, no bairro Jardim Tulipas
Amanhã, 19 de novembro, das 10h às 16h, na Escola Estadual Maria de Almeida Sheledorn, localizada na avenida Adelino Martins, 1.113, no bairro Jardim Tulipas, em Jundiaí, serão realizados o 5º Mutirão de Saúde e a 3ª Feira de Meio Ambiente, promovidos pela diretoria regional de ensino por meio do programa Escola da Família, em parceria com o projeto Ape (Ações Preventivas na Escola). O evento é itinerante e a cada mês acontece em uma escola diferente, com ações gratuitas voltadas à comunidade e focadas nas áreas de trabalho, cultura, esporte e saúde, os quatros eixos do programa.
Durante todo o dia, no mutirão, serão oferecidos serviços como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e acuidade visual, avaliação nutricional, corte de cabelo, unhas artísticas e massagem relaxante. “O objetivo desta ação é garantir o acesso aos serviços de saúde, principalmente para aquelas pessoas impossibilitadas de realizar avaliações nos postos de saúde durante a semana”, comenta Damião Silva, psicólogo e monitor do projeto Ape. Na ocasião, haverá ainda orientação sobre saúde bucal, higiene pessoal, hipertensão, diabetes, doenças oftalmológicas, doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, alimentação saudável, atividade física, entre outros temas.
Já a 3ª Feira de Meio Ambiente oferecerá oficina de coleta seletiva e exibição de curtas-metragens com temas relacionados à educação ambiental. Haverá também exposições de painéis sobre a importância da conservação e uso sustentável dos recursos naturais, além de produtos como brinquedos, roupas, jogos educativos, entre outros confeccionados com material reciclável nas oficinas do programa Escola da Família.
Sobre o programa Escola da Família
Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho. As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.