O projeto oferecerá cursos de basquete, inglês e liderança a 40 jovens da rede estadual de ensino durante um ano
A expressão no rosto dos alunos da rede estadual selecionados para participar do Programa “Estrelas do Basquete” deixa bem claro a alegria e ansiedade dos estudantes. Com idades entre 15 e 17 anos, os alunos participaram da abertura do evento e do momento de assinatura que sela o compromisso do programa eu que renderá a eles a chance de treinar basquete e aprender inglês e noções de liderança.
O projeto, que oferece bolsa de um ano com aulas de basquete e inglês, tem o objetivo de incentivar a prática esportiva oferecendo uma melhor qualidade de vida e educação, ao mesmo tempo em que ensina princípios como integração, respeito à diversidade e inclusão social. Ao todo, foram selecionados 40 estudantes: 20 meninos e 20 meninas. A iniciativa nasceu de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Consulado dos EUA em São Paulo, com apoio do Sesc SP e da Alumni.
Para a assessora internacional da Secretaria da Educação Irene Miura, o programa se diferencia por abordar esporte, idioma e liderança na mesma inicitiva. “Eventos esportivos como a Copa 2014 e Olimpíadas 2016 geram oportunidades no mercado de trabalho, desta forma, há uma demanda por profissionais com competências linguísticas avançadas. A preparação para esses eventos deve começar o mais breve possível. Este programa é um exemplo que pode ser seguido por outras instituições”, opina.
A estudante de 16 anos, Luíza Campelo de Freitas, da Etec de Guaracy Silveira, foi uma das alunas classificadas para participar do programa. Ela espera aprimorar o idioma e descobrir mais sobre o esporte com a nova experiência. “Além de ser uma nova forma de integrar o esporte com o inglês eu vou conhecer pessoas novas de vários lugares, estou muito animada”, conta.
Serão quatro horas de aulas, três vezes por semana, divididas em metade do tempo para o curso de inglês e liderança e a outra metade para a clínica de basquete. Estas aulas serão ministradas no SESC Consolação e, durante a permanência no curso, os alunos receberão alimentação supervisionada por nutricionista.