• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/03/2018
Ensino Médio

Programa Jovem Cidadão oferece aos alunos a oportunidade do primeiro emprego

Podem se inscrever alunos da rede estadual de ensino entre 16 e 21 anos de idade

Se você é estudante do Ensino Médio, tem entre 16 e 21 de anos, e está em busca do primeiro emprego, conheça o programa “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego”, que tem o objetivo de oferecer uma oportunidade profissional a estudantes da rede estadual de ensino.

Para participar do programa, vinculado à Secretaria de Estado de Emprego e Relações de Trabalho, os interessados devem realizar a inscrição nas secretarias das escolas, postos de atendimento Poupatempo e PAT ou pelo site do programa, que também pode ser utilizado pelas empresas para a ofertas de vagas.

Clique aqui e faça a sua inscrição

Depois disso, os jovens são chamados para uma entrevista de emprego de acordo com as exigências da empresa. Se aprovado, é realizado um contrato de seis meses, que pode ser renovado por mais seis. A jornada de trabalho varia de quatro e seis horas diárias, de segunda à sexta-feira.

O estágio possibilita que os alunos adquiram experiência profissional e desenvolvam habilidades específicas. “Uma chance é só o que o jovem precisa! Ele devolve à sociedade muito mais do que recebe. O empregador pode dispor da capacidade e da competência que já existem e das qualidades a serem lapidadas. É uma mão de obra cheia de energia, sem vícios profissionais e selecionada de acordo com as necessidades do contratante”, explica o secretário de Emprego e Relações de Trabalho, José Luiz Ribeiro.

É uma oportunidade para que os jovens obtenham experiência nas áreas administrativa, financeira e comercial. Há cerca de três meses, o jovem Kaique de 17 anos, virou um Jovem Cidadão no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), na capital. “Em menos de um mês da minha inscrição, já fui chamado para a entrevista. Quando recebi a notícia da contratação, fiquei muito feliz. É uma ótima oportunidade”, diz.

“É muito bom para esses estudantes. A empresa já teve outros Jovens Cidadãos além do Kaique. Hoje, alguns deles continuam trabalhando aqui com a gente. Sem dúvida, eles acrescentam muito à equipe”, explica Dulce Maria Rodrigues, diretor II do Recursos Humanos do DAEE e coordenadora do aluno.

Os jovens recebem um acompanhamento de estágio e psicossocial, curso online com certificado, bolsa-auxílio de R$ 65 mensais, seguro de vida e acidentes pessoais. Pela empresa, o mínimo é de R$ 3,13 por hora e auxílio-transporte.

A coordenadora do Jovem Cidadão, Deise Maria de Souza Lima, comemora o resultado do programa. “Desde que o Programa foi criado, em 2000, já colocamos mais de 195 mil jovens no mercado. É dar uma oportunidade, um crescimento ou mesmo uma profissão a eles. Muitos estagiários têm chance de serem contratados pela empresa”, explica.