• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 01/10/2019
Boas Práticas

Programa Pense Grande elege projetos vencedores desenvolvidos na rede

Pela primeira vez, ações do programa foram realizadas por meio de professores multiplicadores. Confira os vencedores

Um aplicativo para ajudar mulheres em casos de assédio e violência, desenvolvido por alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Hortolândia, venceu o Demoday, dia que encerrou o Programa Pense Grande com as principais premiações do evento.

Chamado de Girl Power-GP, o aplicativo é uma ferramenta com um dispositivo que alerta uma central sobre possível ato violento ou de assédio. Além disso, a plataforma oferece um mapa com pontos de risco e uma área para depoimentos. “Queríamos desenvolver um aplicativo que pudesse estar conectado com a vida das mulheres do estado e ajudasse, de uma forma ou de outra, a combater o assédio”, explica Priscila Batista Martins, professora responsável pelo projeto.

O dia também teve outras premiações. O segundo lugar ficou com o projeto MedOi, da Etec Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires. O trabalho consiste na criação de um aplicativo que armazena todo o histórico médico do paciente e pode ser acessado por qualquer profissional. “Pode não parecer, mas ter um histórico hospitalar facilita o diagnóstico mais preciso dos médicos e também ajuda na correta identificação de doenças”, explica Medeiros.

A terceira colocação foi para o grupo de alunas da Etec Irmã Agostina, localizada na zona sul da Capital. O app Refuge Safe visa ser um canal para que doações de interessados em auxiliar refugiados cheguem a organizações não-governamentais que trabalham com esse público no Brasil. “Nos últimos anos o Brasil recebeu uma série de refugiados de países como Síria, Palestina e Haiti. É fundamental que nos sociedade pense ferramentas para ajudar na cidadania deles”, explica a professora Gleiciane Oliveira de Morais.

As primeiras colocadas ganharam ingressos para o Wired Festival Brasil, evento de ciência e tecnologia que ocorre em dezembro no Rio de Janeiro. O grupo recebeu também um carrinho de madeira equipado com livros, tablet e projetor para ser usado pela Etec. Os alunos e a professora que ficaram na segunda colocação conquistaram uma mentoria online sênior oferecida pela Impact Hub.

O Pense Grande é uma parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a Fundação Telefônica Vivo e com a consultoria da Impact Hub. Pela primeira vez, foi realizado por meio de professores multiplicadores, que passaram por uma capacitação e aplicaram a metodologia nas salas de aula. Cerca de 2,9 mil alunos receberam oficinas e mentoria nas unidades do Paula Souza, orientados, ao todo, por 86 educadores capacitados.

Dez projetos chegaram à final. Partindo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), os estudantes criaram trabalhos que foram demonstrados em pitches de cinco minutos. “O critério de avaliação do júri é sustentado por cinco pilares: inovação, uso da tecnologia, sustentabilidade, impacto socioambiental e a apresentação do pitch. A mesa é composta de diversos profissionais, como empresários, professores e investidores”, explica um dos jurados.