• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/09/2003
Últimas Notícias

Projeto “Fiscais da Natureza” é apresentado por alunos na Rádio Bandeirantes

Os alunos da EE José Celestino Aranha, de Ubatuba, estão entre os finalistas do Terceiro Prêmio Escola Solidária A diretoria da EE José Celestino Aranha, em Ubatuba, reuniu alunos e […]

Os alunos da EE José Celestino Aranha, de Ubatuba, estão entre os finalistas do Terceiro Prêmio Escola Solidária

A diretoria da EE José Celestino Aranha, em Ubatuba, reuniu alunos e professores na manhã da última sexta-feira, 12 de setembro, por um motivo muito especial. Via internet, a comunidade escolar ouviu a reportagem que os próprios alunos fizeram do projeto que desenvolvem na unidade, o “Fiscais da Natureza”, para a Rádio Bandeirantes (840 AM, 90,9 FM) de São Paulo.

A escola é uma das dez finalistas entre 213 unidades de todo o Estado de São Paulo no Terceiro Prêmio Escola Voluntária. Desenvolvido desde março deste ano, o “Fiscais da Natureza” é uma iniciativa da Professora de Língua Portuguesa Flávia Miranda. Ela se inspirou na área de mata nativa existente no entorno da escola. Os alunos atuam dentro da escola com atividades de preservação do meio ambiente e levam seus conhecimentos também  para a comunidade da Praia do Puruba. Flávia e os estudantes têm conseguido apoio da comunidade e recebem, por meio de uma parceria, material do Greenpeace (ONG internacional que atua na área de preservação do meio ambiente) para incrementar o trabalho dos alunos. Os pais também participam do programa, com a doação de material reciclável para a escola.

Das areias da praia para as ondas do rádio

Na segunda fase do Terceiro Prêmio Escola Voluntária, os alunos foram aos estúdios da TV e Rádio Bandeirantes em São Paulo. Uma parceria entre a prefeitura e a Diretoria de Ensino de Caraguatatuba financiou o transporte até a Capital. Em São Paulo, os alunos ficaram hospedados no Clube de Campo do Itaú, instituição que também apóia o programa.

Na primeira visita, realizada nos dias 12, 13 e 14 de agosto, quatro alunos do programa – Lidiane Cristina Claro, Ismael Benedito da Silva, Ana Carolina de Carvalho e Juliana Antunes, estudantes da 8.ª série do Ensino Fundamental – participaram do curso de Capacitação de Reportagem. Ao voltarem, receberam até o dia 5 de setembro como prazo para realizarem uma matéria jornalística sobre o projeto que realizavam na escola.

No dia 11, o grupo fez nova viagem a São Paulo para editar a matéria.  A diretora Ynaiá conta que os alunos gostaram da experiência e que a matéria que foi ao ar na sexta-feira superou suas expectativas. Segundo a professora Flávia, a intenção dos alunos com a reportagem era “sensibilizar os ouvintes, para que eles passassem a trilhar, também, o longo caminho da preservação do meio ambiente”.  A premiação ocorrerá no mês de outubro, mas a comunidade escolar já se sente realizada em demonstrar que, apesar de ser uma escola de uma cidade pequena, pode oferecer um ensino de qualidade a seus alunos, incluindo projetos vitoriosos como este.

Aline Viana