quarta-feira, 05/10/2005

Projeto da EE Azevedo Junior conquista 1º lugar no PROLER da Baixada Santista

O Projeto Leitura ao Alcance de todos , da EE Azevedo Junior, coordenado pelas professoras Maria Ignez Figueira de Moura Ramos e Roseli Aparecida Campos Noronha, obteve o 1º lugar […]

O Projeto Leitura ao Alcance de todos , da EE Azevedo Junior, coordenado pelas professoras Maria Ignez Figueira de Moura Ramos e Roseli Aparecida Campos Noronha, obteve o 1º lugar na última sexta-feira, dia 30, durante o Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler)- Baixada Santista. A escola foi contemplada com um troféu.

De acordo com a professora de língua portuguesa da unidade, Roseli Aparecida, o projeto multidisciplinar consiste no incentivo à consulta de livros existentes na biblioteca da escola. “Além disso estabelecemos a quarta-feira como o dia do troca-troca. Semanalmente os alunos trazem um livro ou uma revista e trocam com os amigos numa barraquinha que foi montada no pátio do colégio. Até os professores participam. No dia 20 de setembro também promovemos um concurso de poesia. Agora estamos na fase de seleção e em novembro realizaremos a premiação”, explicou.

O Proler atua como uma política de leitura, com o objetivo de colaborar para qualificar as relações sociais através do incentivo a práticas leitoras conscientes. R esultado de uma parceria da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), órgão do Ministério da Cultura, o Programa instalou no litoral um núcleo regional em 1994 na sede da Universidade Santa Cecília e foi o primeiro do estado de São Paulo. As secretarias municipais de educação, Diretorias Regionais de Ensino, entre outros órgãos de nove municípios foram inseridos neste projeto regional.

O Proler 2005, que está em sua 11ª edição, abordou o tema “Formação de leitores para interação cultural e inclusão social”. No período da manhã houve apresentação de projetos de leitura da Baixada Santista e o encerramento do encontro contou com a participação da diretora de projetos especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Leila Ianonne Rentroia.

A ação do Proler se desenvolve em cinco vertentes: formação de promotores de leitura em que o público principal é composto por professores das redes públicas; promoção de ações de leitura, englobando diversas práticas leitoras; promoção de ações estratégicas de articulação e de valorização do lugar político da leitura; produção, valorização e estímulo à criação de bibliotecas públicas e divulgação de informações sobre o tema leitura, disseminando-as em rede.

Assim como outros programas de incentivo à leitura, interagem com o Proler na região os projetos Leia Brasil (Petrobrás) e o Jornal, Escola e Comunidade (do Jornal A Tribuna/Santos).

Renata Ferrarezi