quarta-feira, 24/05/2006

Projeto de educação no trânsito conscientiza professores e alunos da rede estadual

Mais de 90 escolas e 94 mil alunos já foram beneficiados com o projeto O desejo de criar um projeto dirigido às crianças e jovens utilizando a educação como instrumento […]

Mais de 90 escolas e 94 mil alunos já foram beneficiados com o projeto

O desejo de criar um projeto dirigido às crianças e jovens utilizando a educação como instrumento principal para garantir uma qualidade de vida melhor, através de um trânsito mais humano e cidadão. Foi assim que nasceu o projeto Escola Intervias – sob o tema ‘Educar para Humanizar o Trânsito’. O objetivo é valorizar a vida através da mudança de comportamento dos estudantes que são pedestres, ciclistas, passageiros e futuros motoristas. Outro ponto fundamental é estimular estes alunos a divulgarem os ensinamentos em casa, com seus familiares e com a comunidade.

O projeto é uma iniciativa da Intervias – Concessionária de Rodovias do Interior Paulista – com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. Conta ainda com a aprovação do Ministério da Educação (MEC), Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado (ARTESP) e Polícia Militar Rodoviária.

Para este ano o Projeto Escola Intervias pretende firmar parceria com cerca de 40 escolas públicas, espalhadas pelos 16 municípios pertencentes às regiões de Limeira, São Carlos, São João da Boa Vista, Pirassununga, Piracicaba e Mogi Mirim. Os coordenadores e professores passam por formações de três dias para serem trabalhados materiais didáticos, simulações, jogos e dinâmicas. As escolas recebem um atendimento diferenciado com reuniões bimestrais, na sede da Intervidas, em Araras.

Abrangência

Desde 2001, o programa já beneficiou 176 escolas públicas e 136 mil alunos. Na rede estadual foram abrangidos 94,6 mil alunos e 93 escolas. Mais de 5,4 mil professores passaram pelas capacitações e, direta e indiretamente, as ações evolveram mais de 600 mil pessoas.

A EE Coronel Paulino Carlos, em São Carlos, é uma das escolas que irá receber a visita da equipe Intervias no dia dois de junho. Os monitores apresentarão, em dois períodos, palestras ligadas a assuntos ambientais, de trânsito, vídeos e discussões sobre os temas. Os 750 alunos também terão a oportunidade de conhecer a viatura da polícia militar e uma ambulância. “Para a nossa escola, que fica no centro da cidade, é muito importante que existam iniciativas como estas. Estes projetos orientam as crianças em diversos aspectos – travessia, cuidados com ruas movimentadas, faróis – , comentou a diretora, Rosangela da Silva Tomazieri. Através de uma dinâmica de grupo serão trabalhados valores e atitudes. Também haverá uma simulação de atendimento pré-hospitalar .

Os estudantes de 5ª a 8ª série da EE Professor Valério Strang, em Mogi Mirim, participarão da frente de atuação na sede da concessionária. Quarenta alunos serão escolhidos, por série, pela direção da escola. Eles permanecerão na Intervias, por aproximadamente seis horas, para conhecerem o funcionamento de cada departamento. Também irão participar de jogos, simulações e palestras.

Frentes de atuação

As frentes de atuação desenvolvidas pelo programa são as mais variadas: formação de professores multiplicadores, (Kit do professor), vídeo temático e workshop; formação de profissionais da concessionária; visita semanal à sede da concessionária por alunos (5ª a 8ª séries) com apresentação de vídeos, palestras, jogos interativos e simulação de atendimentos; visita semanal às escolas (1ª a 4ª séries); monitoramento e avaliação das atividades inerentes às aprendizagens e a mudanças de hábitos dos alunos. E não para por aí: há também apresentações especiais (palestras, workshops e peças teatrais) em escolas, cinemas e teatros da região; acompanhamento das escolas através de reuniões; avaliações do trabalho, atividades, pesquisa semestral com professores, alunos e pais.

A revista em quadrinhos, “Zé Questi”, com tiragem de 60 mil exemplares, é uma das ferramentas de conscientização mais importantes para o desenvolvimento do projeto. A nova versão, lançada em 2003, conscientiza o aluno a fazer a sua parte na sociedade, sendo protagonista em cada ação do seu dia-a-dia, identificando e solucionando os problemas sociais. Outro material que tem auxiliado muito as escolas é o Videoclipe, apresentado em visitas internas e externas da garotada. O objetivo é enfatizar a importância do comportamento pautado em valores e atitudes como respeito, paciência, solidariedade, direitos e deveres.

O Projeto Escola criou um site que contempla informações importantes para alunos, professores, pais e comunidade. É um excelente canal de informação e troca de experiências entre as escolas, além de ser uma ótima fonte de pesquisa. Aproveite a oportunidade e conheça o site: www.projetoescolaintervias.com.br.

Paola Martins