O projeto “Sistema de Monitoramento Contínuo do Nível da Água no Córrego do Aranha”, realizado pela Escola Estadual Professora Nicota Soares, localizada em Itapeva, foi selecionado pelo Instituto Natura para participar do 2º Seminário das Rodas de Conversa Ensino Médio Integral (EMI) 2023. Ao todo, foram avaliados 41 projetos, em 22 estados, e 8 foram selecionados pela banca avaliadora para se apresentarem no Seminário.
Os projetos foram inscritos em em três categorias: Protagonismo, Gestão e Pedagógico. A seleção das escolas foi realizada levando em consideração diversos aspectos, como abrangência, impacto, visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. Outros dois projetos de escolas estaduais de São Paulo foram selecionados para participar da Coletânea das Rodas de Conversa 2023 do Instituto Natura: “BI SISU/ PROUNI Incentivo à Preparação Acadêmica”, da Escola Estadual Professor Doutor Oscar de Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, e “Jornal do Rage”, da Escola Estadual Professor Rage Anderáos, de Nantes.
O objetivo da ação é dar visibilidade e promover o compartilhamento de boas práticas, buscando a qualificação contínua das práticas das escolas de Ensino Médio Integral nos estados, a partir da inspiração do que já vem sendo realizado em todo o Brasil. O evento será online, no dia 27 de julho, com transmissão pelo YouTube do Instituto Natura, permitindo que todas as escolas também possam acompanhar.
Sistema de Monitoramento Contínuo do Nível da Água no Córrego do Aranha
A proposta do projeto é apresentar um sistema de monitoramento contínuo do nível da água no Córrego do Aranha, localizado no município de Itapeva, interior do estado de São Paulo. Os estudantes desenvolveram um protótipo utilizando Arduino, sensor HC-SR04 e o módulo GSM/GPRS SIM800L, com o objetivo de criar uma solução eficaz e acessível para alertar os moradores de áreas de risco de deslizamentos e inundações. Os desastres de enchentes representam uma ameaça significativa para a comunidade local, onde residem os estudantes da unidade escolar. “O principal objetivo dessa ação é reduzir os danos causados pelas enchentes, protegendo a vida das pessoas afetadas por meio de esforços de prevenção, preparação e recuperação.