• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/12/2018
Ensino Fundamental

Projeto de leitura cria vínculos entre alunos da escola Ulysses Sanches Ramires

Ler para o outro com a finalidade de encantar é um dos objetivos da iniciativa

Ler para o outro com a finalidade de encantar. Esse é um dos objetivos do projeto “Amigos Leitores”, da escola Professor Ulysses Sanches Ramires, localizada em Francisco Morato.

Com o objetivo de intensificar a leitura dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, professores decidiram explorar os livros do acervo de forma criativa e lúdica. Uma das atividades é que os alunos começaram a ler para os outros colegas. “A gente está incentivando outras crianças a ler, e isso é bom”, disse a aluna de 11 anos, Yasmin Santos Ferreira.

A leitura é essencial para a formação dos alunos, além de ajudar na compreensão de outras disciplinas. “Até em exatas se precisa da interpretação de texto, então é de suma importância para qualquer ser humano a prática da competência leitura”, compartilha a vice-diretora Jaci Perpétua dos Santos.

Transformar o aluno em leitor de narrativas literárias para crianças, compartilhamento do conteúdo aprendido e ampliação da fluência leitora são alguns dos objetivos do projeto.

A aluna Mariane Vieira Silva destaca que se sentia muita feliz por incentivar a leitura. “Através da leitura as pessoas aprendem mais e conhecem novas palavras”, explica.

Além de contribuir com a melhoria da leitura dos alunos, o projeto também fortalece o vínculo entre eles. “Além da melhora na leitura e na escrita dos alunos, os discentes criam vínculos. Vamos supor, se o aluno do quinto lê para o do quarto, o menor compreende a importância de saber ler e se espelha no maior. Além disso, com essa interação, o vínculo vai aumentando. Tanto que no intervalo a gente percebe eles conversando entre si, os maiores com os menores e vice-versa”, disse o diretor da escola Durval Gregoleti Junior.