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terça-feira, 20/10/2020
Boas Práticas

Projeto de literatura ajuda na alfabetização de alunos durante a pandemia

“Malinha Viajante” e “Malinha Virtual” leva livros para a casa dos alunos do Ensino Fundamental de escola da zona leste; participação das famílias também aumentou durante o processo de aprendizagem

A leitura é um hábito fundamental para todos nós, mas tem se tornado ainda mais parte da rotina dos alunos da escola estadual Thomaz Rodrigues Alckmin, no Itaim Paulista, Zona Leste da Capital. Todos estão em processo de alfabetização e para ajudar nessa jornada durante este momento de distanciamento social, eles tem participado dos projetos “Malinha Viajante” e “Malinha Virtual”, onde a literatura é aliada do aprendizado e ainda proporciona a união entre as famílias.

A iniciativa nasceu antes da pandemia, quando os alunos levavam pastas com livros para casa e aproveitavam o final de semana para ler com os familiares. Apesar da suspensão das aulas presenciais, as “malinhas” continuaram sendo entregues na escola, mas o projeto também migrou para o virtual, nos grupos de aplicativos de conversa. Neste formato, o “Malinha Virtual” passou a acontecer pelo celular, onde o engajamento continuou presente entre as turmas e trouxe resultados ainda melhores.

“O projeto tem desenvolvido uma série de habilidades nas crianças como a interpretação de texto, formação de vocabulário, melhora na escrita e até no comportamento social, já que a segunda-feira é o nosso dia oficial de falar sobre as leituras e eles mandam áudios nos grupos. No começo era mais difícil, mas hoje já estão perdendo a vergonha de compartilhar as experiências. Presencial ou online, é uma forma de abranger todos os alunos.”, conta a professora Andressa Reguim Tascotti.

Sara Guimarães da Rocha Santos, de 27 anos, mãe da aluna Jullya Guimarães Gomes, de 10, diz que percebeu a melhora no aprendizado da filha durante a participação no projeto. “A escrita melhorou muito e ela também aprendeu novas palavras. Acompanho e participo junto, tanto buscando os livros na escola quanto lendo também online. Tem sido muito positivo”, conta.