Às vésperas do réveillon de 2015, a Escola Estadual Alfredo Paulino conquistou o segundo lugar da São Silvestrinha, versão infanto-juvenil da mais importante prova de rua da América Latina. O prêmio foi o primeiro resultado de uma ação da equipe de Educação Física e implantada naquele ano na unidade com objetivo de combater o sedentarismo das crianças. Pelo menos, duas vezes por semana, alunos com idades entre 9 e 10 anos treinam atletismo.
Durante as aulas, eles aprendem fundamentos das modalidades do atletismo e desenvolvem habilidades como coordenação motora, foco, lateralidade e a capacidade de trabalho em equipe. Do início do projeto para cá, o grupo cresceu e, no ano passado, foram nove participantes na corrida com direito à medalha de ouro.
As atividades regulares, além de melhorar o desempenho físico e motor dos alunos e a própria convivência entre estudantes e escola, também têm ajudado na perda de peso. Testes realizados ao longo dos últimos meses mostraram que o IMC (índice de massa corporal) diminuiu entre os corredores mirins.
Para o professor de educação física Eduardo Simões, não se chega aos resultados sozinhos. “Tem o lado familiar e, a isso, acrescentamos os hábitos alimentares que cada família possui e que podem retardar o progresso. Nós entramos com a prática do esporte e com as orientações alimentares. Alguns alunos pegaram gosto pelo Atletismo e já sonham até com Olimpíadas”, conta.