• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/07/2018
Notícia

Projeto Horta Educativa incentiva a educação ambiental nas escolas da rede

Na escola Alcides da Costa Vidigal, alunos consomem as verduras da horta na merenda escolar

As refeições diárias dos alunos da escola Alcides da Costa Vidigal, localizada na capital paulista, ganharam um sabor especial. Por meio do projeto Horta Educativa, os jovens plantam verduras, acompanham o crescimento e consomem na própria escola.

A ação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, tem o objetivo de fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares.

“Recebemos esse convite do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. E nós aderimos ao compromisso. Recebemos o material, que eram os livros, caderno do aluno, material para família, semente, pás, carrinho. Tudo que era possível para iniciar”, explica a vice-diretora da unidade de ensino, Isabel de Carvalho Nascimento.

E a participação ativa dos pais é fundamental para o aluno Luis Otavio de Oliveira, de 10 anos. “Isso é legal, por que eles vão saber mais sobre a horta, como plantar as coisas, aprender como que está sendo mais o nosso dia a dia na horta”, explica.

A estudante Maria Eduarda da Silva, de 10 anos, conta como foi uma das atividades relacionadas ao Projeto Horta Educativa. “A gente trabalha na horta desde o primeiro ano. No primeiro ano, a gente tinha um livrinho que a gente pegava várias coisas da horta, terra, graveto e a gente colava lá e a gente aprendeu mais. A gente podia ensinar a nossa mãe isso é legal”, conta.

Horta Educativa nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação assinou um termo de cooperação entre o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e a Secretaria da Agricultura para a implantação do projeto Horta Educativa, em 2013.  O objetivo é ensinar conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.

No acordo, o Fussesp coordena a execução do projeto fornecendo material de apoio como ferramentas, sementes, material pedagógico e didático para a implantação nas escolas. Já a Secretaria da Agricultura elabora o estudo de viabilidade das áreas nas quais são implementadas as “Hortas Educativas”, disponibilizando assistência técnica para assuntos relacionados ao projeto.

“O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo tem uma relação direta com as escolas estaduais do projeto Horta Educativa. Então ele fornece todo o material para que as escolas consigam viabilizar o projeto. Fornece não só material referente a horta, como junto com a Secretaria de Agricultura capacitação dos profissionais envolvidos no projeto”, explica Adilson de Souza, assessora técnico do Fussesp.