• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/06/2006
Últimas Notícias

Projeto Prevenção Também se Ensina é homenageado durante encontro sobre DSTs e Aids

Criado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da FDE, projeto completa dez anos com a marca de 6 milhões de alunos atendidos Começa nesta quarta-feira, dia 7, a […]

Criado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da FDE, projeto completa dez anos com a marca de 6 milhões de alunos atendidos

Começa nesta quarta-feira, dia 7, a décima edição do Educaids – Encontro Nacional de Educadores na Prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Drogas, que será realizado até o próximo dia 11 no Centro de Convenções Rebouças, na Capital. Além de contar com palestras e debates, o evento premia entidades atuantes na área de prevenção. Entre os homenageados, está o projeto Prevenção Também se Ensina, que completa dez anos de existência em 2006.

Realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE) na rede pública estadual de ensino, o Prevenção Também se Ensina abrange as escolas das 90 Diretorias de Ensino do Estado, beneficiando aproximadamente 6 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio.

Presente desde a primeira edição do Educaids, o Prevenção Também se Ensina estabelece um projeto contínuo que propicia condições para o desenvolvimento da auto-estima dos alunos e do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, promovendo a redução do abuso de drogas, gravidez na adolescência e das DST/HIV/Aids.

Orientação personalizada e com material didático

Todas as ações do programa são fundamentadas apenas na orientação de docentes, e ganhou destaque por contar com a interação entre educadores e sociedade, dando livre espaço de metodologia para cada instituição de ensino. Por meio de kits enviados às escolas, chegam livros, filmes, materiais e manuais gratuitos para guiar professores e alunos. “Educação é informação”, explica Edison Almeida, chefe de departamento do projeto.

O propósito dos idealizadores do programa é manter espaços de reflexão e discussão entre educadores, alunos e comunidade. Segundo Edison, diversas parcerias feitas entre municípios, ONG´s e fundações facilitam o debate de novas idéias para a prevenção de DST e drogas nas escolas públicas.

Educaids

Nos cinco dias de Educaids, as parcerias serão discutidas e premiadas. Um dos responsáveis pela reunião das instituições, Edison ficou orgulhoso com o prêmio. “É uma honra para nós do Prevenção Também se Ensina recebermos essa homenagem na Educaids. É o reconhecimento das ONG´s e do nosso crescimento nos últimos dez anos”.

Realizado pela APTA SP, – Associação para a Prevenção e Tratamento da AIDS e Saúde Reprodutiva – o décimo encontro da Educaids tem como objetivo promover a troca de experiências entre os vários atuantes na educação preventiva, com foco especial nas escolas públicas do país.

O encontro, que termina neste domingo, dia 11, conta com uma homenagem especial a vinte personalidades e/ou instituições que contribuíram para a mobilização dos educadores em torno da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e outras vulnerabilidades associadas à infância e adolescência, tais como: drogas, violência e condição social, entre outras.